News Feed do Facebook (finalmente) redesenhado, e bem redesenhado


Há um ano, o Facebook apresentou um News Feed drasticamente diferente daquele a que desde 2006 os utilizadores estavam habituados. Contudo, esse redesign acabou por não ir para a frente dado o feedback negativo recolhido. O Facebook apresentou agora uma nova versão, não tão drástica, mas que dá ao News Feed clássico um cheiro a novo.

Em 2013, Mark Zuckerberg revelou um News Feed redesenhado ao pormenor, e as pessoas pareceram gostar da mudança. Contudo, o novo News Feed nunca chegou a avançar. Os testes que o Facebook fez junto de alguns utilizadores tiveram resultados negativos, levando a rede social a trabalhar num plano B. E foi esse mesmo plano que hoje começou a ser posto cá fora.

A mudança é pouca. Na verdade, o novo design aproveita o melhor do News Feed clássico e dá-lhe um toque de novo, com base em todas as opiniões recolhidas com o antigo design.

Este é o News Feed antigo:

fbnewsfeed_actual

Este é o News Feed de 2013:

fbnewsfeed_2013

E este é o novo News Feed:

fbnewsfeed_novo

Todos os utilizadores terão o novo design ao longo das próximas semanas.

As fotos são maiores, há novos tipos de letra (Helvetica e Arial), os títulos dos artigos estão maiores e fazem-nos sentir num site de notícias, e todas as histórias aparecem de forma mais visual e atraente.

fbnewsfeed_novoordenacaoNão existem feeds como existiam na versão de 2013. Ou seja, nada de “All Friends” com todas as actualizações dos amigos, nem de “Groups” com todos os posts dos grupos, nem de “Photos” com todas os posts de fotos. Apenas um News Feed, que pode ser ordenado por “Top Stories” ou “Most Recent”, como sempre.

Os menus mantém-se inalterados relativamente à versão clássica. Nada de barras cinzentas escuras, cheias de items. É o menu de sempre, mas com um novo toque. O chat mantém-se no lado direito, tal como o ticker.

Previous O Twitter também levou para casa um Óscar
Next O Shifter na Antena 3

Suggested Posts