Google Now chega ao desktop através do Chrome


Informação certa no momento certo, sem ser necessário pedi-la. É esta a promessa do Google Now, que desde 2011 vive no mobile, mas que a partir de hoje também está disponível nos computadores Windows e OS X através do browser Chrome.

O Google Now chegou ao Chrome e assim ao desktop, nomeadamente às plataformas Windows e OS X. Na prática, os utilizadores podem agora consultar a meteorologia, o trânsito para o trabalho, os lembretes, os resultados desportivos e muitos outros dados na barra de notificações do Chrome. Só é preciso ter o Google Now activo na conta Google e estar logado no Chrome nessa mesma conta Google, a mesma que é utilizada no iOS ou Android.

O Google Now no desktop recolhe a localização do utilizador através do smartphone ou tablet dele. Mudanças de localização feitas no mobile são, então, transferidas para o desktop. Quase que podemos dizer que o Chrome funciona apenas como um ecrã do Google Now, e que este vive de facto no iOS ou Android, não no Chrome.

A chegada do Google Now ao Chrome não é nenhuma surpresa, dado que a empresa tinha estado nos últimos meses a trabalhar nisso, lançado versões beta do browser com a nova funcionalidade. Por outro lado, esta mudança vem aproximar o mobile e o desktop (algo que a Google tem tentado fazer com o Chrome), e também mostrar mais uma vez que faz sentido alguns produtos nascerem no Chrome e só depois transitarem para o desktop.

Não nos parece que o modelo actual do Google Now no desktop seja o melhor dado que o mesmo esta escondido nas notificações. Por que não o Google Now na homepage do Chrome, juntamente com a barra de pesquisa e as apps?

Previous Ícones da pop transformados em cartoons
Next Facebook adquire Oculus VR por 2 mil milhões