Com esta app, consegues ler 1000 palavras por minuto


O tempo é um dos bens mais valiosos que existem, e às vezes aquele que é dedicado às leituras não é suficiente. Mas uma empresa norte-americana avançou com o Spritz, uma app que promete revolucionar a maneira como se lê um livro, poupando tempo no processo.

A aplicação permite, por exemplo, ler o clássico do Kerouac On The Road em apenas 73 minutos! Em vez de frases, as palavras aparecem no ecrã uma a uma através de uma sucessão rápida, o que permite ler entre 250 a 1000 palavras por minuto (mediante a velocidade escolhida), podendo dizer-se assim adeus a scrolls e zooms desnecessários. O resultado é uma leitura até cinco vezes mais rápida.

Um pouco de teoria por trás do funcionamento da aplicação… Quando lemos uma palavra, o nosso olhar foca-se num ponto específico dela; esse ponto chama-se  Optimal Recognition Point (ORP), ou Ponto de Fixação, e fica  geralmente imediatamente à esquerda do meio da palavra. O ORP é a letra que permite que o nosso cérebro processe o significado da palavra. E enquanto lemos um texto, os nossos olhos vão passando de ORP em ORP; acredita-se que ao descobrir o ORP mais rápido, sejamos capazes de ler com maior velocidade.

spritz_wordpositioning

Este sistema em si não é novidade. O método de leitura Rapid Serial Visual Presentation (RSVP) funciona de maneira parecida com esta aplicação e é usado há uns anos. Também já existem outras aplicações, como a Velocity, que têm um sistema de leitura rápida semelhante a este. No entanto, a app Spritz é revolucionária pois posiciona as palavras de maneira a que o ORP esteja sempre no mesmo sítio e destaca-o ao apresentá-lo vermelho, o que permite não ter de mover os olhos para ler.

Mas não foi a pensar nos ebooks e nos textos longos que a aplicação foi criada. A tecnologia deverá aplicar-se principalmente à leitura de emails, mensagens de texto e comentários e posts em redes sociais. O Spritz estará disponível, em breve, no Gear 2 e no S5 da Samsung.

No Chrome, existe uma extensão que imita o Spritz: http://chrome.google.com/webstore/detail/spreed-speed-read-the-web/ipikiaejjblmdopojhpejjmbedhlibno.