O problema do Twitter: o número de utilizadores não cresce


Nos últimos três meses, apenas 9 milhões de contas foram criadas no Twitter. Nos EUA, o crescimento foi de apenas 1 milhão. Os baixos números têm preocupado os investidores, tanto que as acções da empresa desceram mais de 20% no dia em que foram revelados.

Os dados são os primeiros resultados financeiros apresentados após a bem-sucedida estreia em bolsa do Twitter, em Novembro passado. O abrandamento na adesão ao serviço tem preocupado anunciantes e investidores

No final de 2012, o Twitter somava 185 milhões de utilizadores mensalmente activos. Em 2013, são 241 milhões. Foi um crescimento de apenas 56 milhões (isto é, de 30%). E comparando com o trimestre anterior, o aumento foi de apenas 3,8% (de 232 milhões de utilizadores activos mensalmente para 241 milhões).

twitter_4q13

“Temos simplesmente de fazer do Twitter um Twitter melhor”, referiu o CEO Dick Costolo, na conferência de apresentação de resultados. Costolo promete um serviço mais visual (aliás, as alterações introduzidas nos últimos meses caminham nesse sentido) e outras novidades para tentar inverter o abrandamento da adesão de novos utilizadores.

Por outro lado, o Twitter registou 665 milhões de dólares de receitas no último ano, mais do dobro dos 317 milhões de 2012. As despesas – incluindo investigação e desenvolvimento, e marketing – aumentaram drasticamente, sobretudo no último trimestre, e a empresa fechou o ano com 645 milhões de dólares de prejuízos (em 2012, tinham sido 79 milhões).

Os resultados até surpreenderam positivamente os analistas. Isto porque o Twitter nunca teve um ano de lucros, o que é normal para uma empresa em rápido crescimento (como muitas das que oferecem serviços online, é preciso gastar muito dinheiro antes de começar a existir retorno).

As acções da empresa afundaram na noite de quarta-feira, depois da comunicação de resultados. Na quinta-feira, nas transacções antes da abertura da Bolsa de Nova Iorque, a cotação caía cerca de 21%, para valores em torno dos 52 dólares.

Previous GO Youth Conference 2014
Next RIP Sony VAIO