Este carro corre na estrada e no céu


O design é agressivo e a aparência desportiva. Chama-se SkyRunner e é o próximo passo no pequeno segmento da aviação radical leve. Promete uma mistura de aventura todo-terreno com a mais pura tecnologia de aviação disponível aos amantes de adrenalina.

Como é que o primeiro carro voador funciona? Comecemos pelos principais materiais de que é feito: fibra de carbono, titânio e alumínio, o que faz com que o seu peso total seja de apenas 420 Kg. Quanto ao processo de condução, antes de descolar, uma asa de polímero de nylon com 0,2 mm de espessura abre e estende-se atrás do carro. Um interruptor faz descer as rodas e faz trabalhar a hélice de três pás. Quando o carro atinge os 60 Kph, a asa paraquedas sobe e dá-se a descolagem.

skyrunner_perfil

Um primeiro protótipo foi testado por Cardozo em 2008, ao voar o carro de Londres a Tombouctou, no Mali, numa viagem de 42 dias. Esta viagem levou Cardozo a perceber que o veículo tinha de ser mais leve e mais potente. Assim, o segundo protótipo, o que está disponível para compra, é mais manobrável e dinâmico, combinando a emoção da aventura de condução com a mais pura tecnologia de aviação.

O SkyRunner está actualmente no processo de obter certificação de aeronave leve de desporto no Reino Unido e nos EUA. O objetivo de Cardozo é que seja transmitido nas televisões de todo o mundo corridas em que os participantes competem primeiro no solo e depois no ar.

skyrunner_voo

Disponível no Reino Unido por cerca de 90 950 euros, o SkyRunner vem abrir uma nova categoria nos desportos de grande emoção.

Previous Praticamente mil milhões de pessoas usam o Facebook nos dispositivos móveis
Next #FollowSaturday #010