Este ano não haverá Optimus Primavera Sound, nem Optimus Alive


Nem Optimus Primavera Sound, nem Optimus Alive. Nenhum destes festivais acontecerá este ano, nem tão pouco nos próximos anos. Em virtude do fim previsto das marcas ZON e Optimus, os dois eventos terão um novo nome até meados de Abril.

A informação foi avançada ao Shifter por uma fonte próxima da organização do Optimus Primavera Sound. Foi-nos dito que o festival que se realiza no Porto terá um novo nome, aquele que resultará da união entre as marcas ZON e Optimus. Pressupomos que, neste sentido, o Optimus Alive também mude de designação.

Tanto um como outro são eventos com uma elevada projecção lá fora. O Alive, por exemplo, foi desde muito cedo um festival internacional, tendo estado sempre o nome Optimus. Na primeira edição, em 2007, o evento chamou-se Oeiras Alive, mas teve o patrocínio da Optimus; nos anos seguintes, foi designado sempre de Optimus Alive (e recentemente foi considerado um dos melhores festivais de música da Europa). O Optimus Primavera Sound é mais recente, mas também sempre teve a Optimus associada ao mesmo; é ela que o distingue da edição de Barcelona.

Por outro lado, a edição dos dois festivais há muito que está a ser comunicada. Têm sido vendidas packs, t-shirts e bilhetes com a designação Optimus. No Facebook, no website e nas restantes presenças online, o nome está igualmente de tal forma entranhado que que uma mudança a meio do campeonato criará certamente alguma confusão. É óbvio que uma alteração do nome afectará a notoriedade dos eventos, mas a verdade é que a realização dos mesmos não pode ser posta pelos negócios comerciais e institucionais das empresas que os patrocinam.

Recorde-se que o festival Sudoeste, que todos os anos se realiza na Zambujeira do Mar, mudou há um ano a sua designação de Sudoeste TMN para MEO Sudoeste. Todavia, nada do festival havia sido comunicado até concretizada essa mudança.

Fica, então, a dúvida: que nome terá o Primavera Sound e o Alive daqui adiante?

(foto: Manuel Casanova)