A SmartBand da Sony é a pulseira que sabe mais da tua vida do que tu próprio


Chama-se SmartBand SWR10 e é a pulseira inteligente que a Sony apresentou no MWC 2014. Serve basicamente para monitorizar o corpo, recolhendo dados da actividade física e social do utilizador e enviando-os para o smartphone Android através da app Lifelog.

sonysmartband_mwc14_02

sonysmartband_mwc14_03

sonysmartband_mwc14_04

A SmartBand pode ser usada com um smartphone Sony; a conexão é feita por Bluetooth ou NFC. A pulseira monitoriza todos os passos dos utilizadores, o movimento do corpo, o sono e muito mais actividade física. Ela regista também a música que estamos a ouvir e os jogos que estamos a jogar. Toda esta informação é enviada para a app Lifelog, instalada no smartphone.

sonysmartband_mwc14_05

No fundo, a SmartBrand permite criar um registo da nossa vida física e social. Os dados são armazenados na app Lifelog com a localização e outros dados relevantes, podendo o utilizador agrupar vários momentos de acordo com determinados acontecimentos (por exemplo, os registos das férias em Barcelona).

sonysmartband_mwc14_06

O Lifelog é, no fundo, um catálogo de tudo aquilo que nós fazemos. O ecrã inicial da app é uma timeline horizontal. Navegando para a esquerda e para a direita, avançamos ou recuamos no tempo. Ao longo da timeline, vemos vários ícones, cada um referente a um tipo de actividade. Há o ícone da música, o dos jogos, o das pessoas, etc. Podemos saber que jogos jogámos, que música ouvimos e que apps usámos para contactar os nossos amigos em determinado dia e em determinada hora.

Os ícones estão dentro de círculos, de diferentes tamanhos. Se, por exemplo, no dia X o círculo de música for maior que o do jogos, significa que nesse dia ouvimos bastante música. O Lifelog sabe ainda quantas horas dormimos, corremos, caminhámos, andámos de carro, viajámos de autocarro, etc. em cada dia. Na verdade, a pulseira consegue distinguir um caminhar de um correr, e um andar de carro de um andar de autocarro, graças ao sensor de movimento incorporado.

A bateria a SmartBand, diz a Sony, é capaz de durar 4 a 5 dias, dependendo obviamente da utilização. O aparelho é à prova de água, obviamente, e capaz de sobreviver em praticamente todas as condições ambiente. A melhor parte desta pulseira é que ela é compatível com qualquer smartphone Android, não apenas com os aparelhos da Sony.

A SmartBand deverá chegar ao mercado em Março deste ano, em várias cores, por 99 euros.

A Sony mostrou ainda o Sony SmartWatch 2. É, como o nome indica, um smartwatch, o segundo da marca. Tal como a pulseira, é compatível com qualquer Android. Permite receber notificações de chamadas, de mensagens e de e-mails, por exemplo. Permite também controlar a música que está a tocar no telemóvel, bem como receber notificações de apps como o Facebook ou o Instagram.

Previous SmartEyeglass, os óculos inteligentes que a Sony está a desenvolver
Next Este é o Gear Fit, a pulseira inteligente da Samsung