Trocar mensagens com a máquina de lavar, o aspirador ou o frigorífico?


A LG revelou no CES 2014 um novo serviço para tornar as nossas casas mais inteligentes. O HomeChat permite através do Line, uma popular app de messaging,  trocar mensagens com a máquina de lavar a roupa, o aspirador ou até o frigorifico. Não, nós não estamos malucos.

As empresas estão a tentar tornar a tecnologia mais natural. Veja-se o caso da Siri, a assistente pessoal que a Apple incorporou no iPhone, ou do Google Now, que nos dá a informação certa no momento e local certos. A LG decidiu aplicar a mesma ideia aos aparelhos domésticos, mas, em vez de se focar na voz, optou pelas mensagens escritas.

O HomeChat é um serviço que permite ao utilizador controlar a máquina de lavar, a secadora de roupa, o ar condicionado, o frigorífico ou o aspirador com mensagens escritas enviadas através do Line, uma das mais populares apps de messaging, disponível para iOS, Android, Windows Phone, OS X, Windows…

O LG HomeChat tem piada. De facto, enviar uma mensagem à máquina de lavar a roupa para começar a lavar a roupa e receber dela um sticker de uma máquina sorridente a alertar que recebeu o pedido não é algo muito comum. Obviamente que o HomeChat tem o seus contras, uma vez que o serviço (ainda) não percebe abreviaturas, nem tão pouco calão, como os nossos amigos percebem.

lghomechat

A LG optou por integrar o serviço numa popular app de messaging em vez de criar uma app nova, o que é um win para as duas empresas envolvidas e também para o utilizador: a LG não precisou de gastar recursos em desenvolver uma app e oferece um serviço mais natural (envia-se uma mensagem ao frigorífico da mesma forma que se envia uma ao melhor amigo ou à namorada); o Line terá um incremento no número de utilizadores, nem que seja pequeno; e o utilizador não precisa de instalar mais uma app no smartphone.

Todavia, a LG não promete exclusividade para sempre ao Line. A sul-coreana está a trabalhar com o WhatsApp para integrar também nesta app o serviço num futuro próximo. O LG HomeChat deverá chegar ao mercado até ao final do ano.