Terão as #selfies o poder de redefinir o conceito de beleza? A Dove diz que sim


Lembras-te de quando, em 2004, a Dove lançou a campanha pela Beleza Real que deu que falar em todos os pontos do globo? Essa campanha faz este ano 10 anos e a marca decidiu aliar-se à documentarista Cynthia Wade para mostrar a todas mulheres que o poder de redefinir o conceito de beleza está nas suas mãos. Só precisam de tirar uma #selfie.

Em 2004, após um estudo global efectuado pela marca, a Dove descobriu que apenas 2% das mulheres se consideram bonitas. Esta descoberta levou a um novo posicionamento e novos valores da marca, passando a Dove a ter como missão ajudar cada mulher a descobrir a própria beleza, a beleza real.

Começando com outdoors espalhados pelo mundo com mulheres consideradas plus size, a marca fez ainda a campanha pro-age mostrando mulheres de idade e com rugas e, não há muito tempo atrás, lançou o famoso anúncio online Dove Real Beauty Sketches que concedeu a Hugo Veiga (criativo português) o título de melhor copywriter do mundo.

No entanto, a nova curta metragem Selfie, realizada por Cynthia Wade e que estreou esta semana no Sundance Film Festival, é a última acção da Dove que está a gerar buzz e que em apenas 4 dias atingiu 240 500 views no YouTube.

A curta metragem assenta num estudo que a marca realizou nos Estados Unidos, através do qual se descobriu que 55% das mulheres pensa serem as redes sociais a definir o conceito de beleza actualmente, em vez dos media tradicionais. Assim, Cyntia Wade junta mães e filhas num debate sobre o que a beleza significa para estas e convida-as a tirarem uma selfie com o seu smartphone para posteriormente a colocarem numa exposição de selfies organizada pela Dove.

O resultado é um vídeo de 8 minutos em que várias adolescentes de uma escola secundária de Berkshires partilham as inseguranças quanto à sua imagem, as quais as mães admitem também terem-nas sentido na juventude, e aprendem que as suas características de que menos gostam são, afinal, aquelas que lhes dão uma beleza única e especial. No final, as características apontadas pelas adolescentes como sendo algo negativo na sua imagem, são aquelas que os visitantes da exposição mais elogiam.

Selfie segue a mesma linha conceptual de Real Beauty Sketches e, tal como este anúncio online, alerta as mulheres para a baixa autoestima que estas possam eventualmente ter, derivada das convenções de mercado estabelecidas pelas grandes marcas de cosmética quanto à beleza feminina.

Para além da curta metragem, a Dove convida todas as mulheres do mundo a partilharem o que beleza significa para elas através da hashtag #beautyis em selfies ou vídeos do Instagram e também através de frases no website dovebeautyis.com.

beautyis_dovewebsite

Mais uma vez, a Dove marcou pontos em todos os aspectos: aliou o seu posicionamento à mais recente tendência mundial, a selfie; criou um anúncio online criativo e que, desta vez, não teve a participação da agência Ogilvy & Mather; está a ser uma marca socialmente responsável ao deitar abaixo o “belo” inatingível e padronizado pelas marcas de cosméticos e fazer com que as mulheres se apercebam que têm o poder de mudar o conceito de beleza através das redes sociais.