Sony quer massificar 4K, apresenta câmara de vídeo compacta


2 mil dólares é quanto teremos desembolsar se quisermos ter na mão uma pequena e compacta câmara que filme em 4K. A FDR-AX100 4K HandyCam foi apresentada no CES 2014 pela Sony, faz gravações com o quadruplo da resolução HD.

A Sony está a apostar em força no 4K. Já nos deu a conhecer uma série de UHD TVs. E para resolver o problema da falta de conteúdo 4K, assinou uma parceria com o Netflix. No entanto, isso não chega. É preciso serem as pessoas produzirem esse conteúdo. E é para isso que serve a FDR-AX100 4K HandyCam.

E antes de pensares que 2 mil dólares é muito, dizemos-te que a primeira câmara 4K da Sony custava 4 500 dólares há apenas 6 meses (mais do dobro, portanto).

O novo modelo é ainda significativamente mais compacta que o modelo anterior. Aliás, diz a Sony que a FDR-AX100 é 46% mais pequena e ainda 67% mais leve (mas mais pesada que uma câmara HD, diz quem experimentou).

sony_AX100B_handycam

A FDR-AX100 faz vídeo 4K (resolução 3 840 x 2 160 pixeis) a 30 frames por segundo (fps) no formato XAVC-S. Mas ela pode produzir um segundo ficheiro, com menos resolução e mais partilháveis, em formato MP4. Esta câmara consegue ainda captar em HD (resolução 1 920 x 1 080 pixeis) a 120 frames por segundo, se o utilizador assim o desejar. Esta alternativa permite criar filmes slow-motion.

O sistema Balanced Optical SteadyShot (BOSS) da Sony reduz o tremido da mão, assegurando que o filme gravado é o mais estável possível, mesmo com o zoom 12x no máximo. Através de wireless, a câmara pode ser conectada a um telemóvel ou tablet para este servir de comando remoto. Este emperalhamento serve ainda para transferir ficheiros.

A FDR-AX100 4K HandyCam chegará em Março.