LX Type, a tipografia oficial de Lisboa


Os eléctricos lisboetas pintam as ruas de amarelo e riscam o céu azul com uma complexa malha de cabos cruzados. Foi neste jogo de linhas e formas que a agência de publicidade Leo Burnett se inspirou para, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, criar uma tipografia para a capital portuguesa. Chamou-lhe LX Type.

A melhor parte? A LX Type existe mesmo. Dá para usar em documentos, em apresentações, em cartazes… O download é gratuito e pode ser feito aqui. Em www.lxtype.pt, é possível conhecer melhor esta tipografia, experimentá-la e, ainda, descobrir a que local corresponde cada letra e, assim, palavra a palavra, criar como que roteiros de elétrico.

lxtype_shifterexp

A LX Type foi uma ideia que os criativos Guilherme Nunes, Jaime Nascimento e Hugo Lage tiveram, que a Leo Burnett Lisboa desenvolveu e que a Câmara Municipal de Lisboa oficializou.

A LX Type é, para além de tudo isto, uma excelente forma de (re)descobrir a cidade lisboeta, bem como dinamizar o eléctrico como meio de transporte. Por fim, temos que dizer isto: que ideia de génio!

lxtype_exemplo