Google adquire DeepMind, uma start-up especializada em inteligência artificial


A Google adquiriu esta semana a start-up londrina DeepMind, especializada em inteligência artificial. A compra deu-se por valores superiores a 500 milhões de dólares. Segundo consta, também o Facebook esteve interessado na tecnologia desta empresa.

A DeepMind foi fundada pelo neurocientista, Demis Hassabis; pelo developer do Skype e Kazaa, Jaan Tallin; e por Shane Legg. Se os três fundadores forem trabalhar para a Google (verdade seja dito, algum deles – ou mesmo todos – podem desistir do projecto), deverão contar com um novo colega: o jovem empreendedor Ray Kurzweil, que foi contratado em 2012 pela empresa de Mountain View, e que pretende desenvolver um motor de busca tão avançado que actua como um “amigo cibernético”.

A Google com esta compra pretende melhorar a eficiência e qualidade da recolha de dados através de inteligência artificial. O objectivo é tornar as nossas vidas cada vez mais centradas em tecnologia, para que um dia possam existir carros verdadeiramente automáticos, ou robots para nos substituir nas várias tarefas diárias, por exemplo.

Note-se que a multinacional norte-americana já trabalha mesmo em software que antecipe as necessidades do utilizador, integrando as várias interfaces, como o Gmail ou o Chrome; falamos obviamente do Google Now.

A aquisição da DeepMind vem juntar-se a uma outra, a da Nest, no início deste mês. A Google parece querer desenvolver máquinas mais humanas, de forma a tornar a tecnologia mais próxima e menos impessoal.

As visões quanto a estas compras podem ser contrastantes. De um lado, existem os alarmistas que vêem este tipo de tecnologia como problemática e até perigosa, e, do outro lado. as pessoas que se entusiasmam com a inovação. Estaremos perante a criação da SkyNet (empresa retratada na saga Exterminador Implacável)? A Google está a tentar demonstrar que está precavida e preparada para conceber as novas tecnologias.

Previous O que pensam os Simpsons do Google Glass?
Next O fim da era do iPod?

Suggested Posts