Colorado é o primeiro estado norte-americano a vender marijuana para fins recreativos


O frio e a neve não impediram que longas filas de pessoas se formassem à porta das lojas no estado norte-americano do Colorado, onde desde 1 de Janeiro de 2014, os maiores de 21 anos podem comprar legalmente cannabis para fins recreativos.

Colorado é o primeiro estado norte-americano a legalizar a venda de cannabis para fins recreativos, um exemplo que será seguido em breve no estado de Washington. Os interessados têm de ter mais de 21 anos e podem comprar 28 gramas de cada vez. O consumo só pode ser feito dentro dos limites do território do estado.

O cultivo e a distribuição da marijuana, bem como toda comunicação e marketing associado, é supervisionado pelas autoridades locais. Até aqui a “erva” só podia ser consumida legalmente em 19 estados norte-americanos mediante receita médica.

Na quarta-feira, dia 1 de Janeiro, foram 24 as lojas que abriram no Colorado para vender cannabis. A maioria delas situava-se em Denver e arredores, e tiveram enormes filas à porta.

A legalização visa reduzir o tráfego e deverá ter um impacto económico considerável. Segundo números avançados pela Reuters, as estimativas oficiais do estado do Colorado apontam para receitas brutas anuais de 578 milhões de dólares (mais de 420 milhões de euros), incluindo 67 milhões (48,7 milhões de euros) em taxas para os cofres públicos.

Há três semanas, o Uruguai tornou-se o primeiro país do mundo a legalizar a produção, distribuição e venda de cannabis. A lei entrará em vigor em Abril deste ano.