Cientistas dizem que “Sunset” de Monet foi pintado às 16h53 de 5 de Fevereiro de 1883

Investigadores da Texas State University recorreram à astronomia forense para descobrir novos detalhes sobre a obra Étretat: Sunset, que o mestre impressionista Claude Monet pintou durante uma viagem à costa da Normandia em 1883.

Os resultados – publicados na edição de Fevereiro da revista Sky & Telescope – revelam com base numa extensa pesquisa de campo e em dados astronómicos o local e tempo exactos em que Monet produziu o quadro.

A equipa de investigadores, liderada pelo astrofísico Donald Olson, deslocou-se até às falésias da Normandia em 2012. Usaram réplicas do tamanho real do quadro de Monet para identificar o local exacto em que o mesmo foi pintado; e recorreram a um software específico para estimar a posição da Lua e do Sol no céu do século XIX.

Com alguns cálculos, os investigadores concluíram que Monet pintou o trabalho algures entre 3 e 7 de Fevereiro. Por último, depois de ler as cartas que Monet escreveu durante viagem, e de estudar a meteorologia e as marés da época, a equipa de Olson definiu a data precisa da pintura para 5 de Fevereiro de 1883, às 16h53, hora local.