10 de Abril de 2014, o Dia dos Nirvana


Se olharmos para o mundo da música de hoje, nem parece que os Nirvana de Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic já por cá não andam há praticamente 20 anos. O conceito de rockstar pode ter mudado, as novas tecnologias podem ter originado novos estilos musicais e novas formas de consumir música, e Seattle pode ter dado origem a novas bandas com estilos muito diferentes do grunge que se fazia ouvir na altura. Mas a verdade é que são inúmeras as bandas que trouxeram até 2013 as guitarras distorcidas e a voz rouca e depressiva de Kurt Cobain e são inúmeras as t-shirts relativas à banda que facilmente encontramos num qualquer festival de Verão, usadas por fãs das mais diversas idades.

Segundo as regras, um artista só pode entrar para o Rock And Roll Hall Of Fame vinte e cinco anos após o lançamento do seu primeiro álbum. Para os Nirvana, esse ano é 2014. É em 2014 que Bleach faz vinte e cinco anos e é dia 10 de Abril de 2014 que se realiza a cerimónia que celebrará a entrada dos Nirvana no Rock And Roll Hall Of Fame. 10 de Abril de 2014 será o Dia dos Nirvana, pelo menos em Hoquiam, Washington.

As homenagens à banda, até à data, têm sido muitas. Em 2013, por exemplo, aquando do vigésimo aniversário de In Utero, foram lançadas edições especiais, uma versão remasterizada do álbum e ainda inéditos exclusivos que incluíam temas nunca lançados, gravados durante as sessões de estúdio para o terceiro registo da banda, produzido por Steve Albini. Hoquiam, uma pequena cidade do estado de Washington, situada a seis quilómetros da terra natal de Kurt Cobain, Aberdeen, quis fazer a sua homenagem e honrar a entrada da banda no Rock And Roll Hall Of Fame e decretou que 10 de Abril de 2014 seria o dia dos Nirvana. À rádio local, o mayor da cidade, Jack Durney, afirma que Kurt Cobain e Krist Novoselic fazem parte da sua comunidade e que é bom homenagear os nossos “filhos” pelos seus feitos.

! Uma homenagem algo insólita, principalmente se pensarmos que a única relação da cidade com o banda é o facto de Kurt Cobain ter vivido lá durante um curto espaço de tempo, que vem, juntamente com a distinção por parte do Rock And Roll Hall Of Fame, reconhecer a influência dos Nirvana e provar que continuam tão actuais como eram há vinte e cinco anos atrás, altura do lançamento de Bleach.