Facebook actualiza algoritmo do News Feed para beneficiar bons artigos em detrimento de memes


O Facebook tem actualizado periodicamente o algoritmo que determina o que aparece no News Feed. Recentemente fez mais uma mudança, desta vez em benefício os jornalistas e bloggers. O News Feed passará a mostrar mais artigos aos utilizadores e a exibir conteúdo relacionado junto dos mesmos.

O objectivo do News Feed é dar o conteúdo certo às pessoas certas no momento certo, quer ser uma foto de um amigo próximo, ou uma notícia de um The New York Times. Há cada vez mais pessoas a lerem notícias no Facebook, segundo vários estudos. Aliás, um que data de Outubro, revela que o tráfego para websites de media proveniente do Facebook aumentou mais de 170% relativamente ao ano passado. Nesse sentido, o Facebook decidiu actualizar o algoritmo do Facebook de forma a mostrar mais notícias relevantes aos seus utilizadores e a destacar o que os amigos têm a dizer sobre elas.

As pessoas usam o Facebook para partilhar e conectar, incluindo ficar a par das últimas notícias, quer sejam da sua celebridade de eleição ou de algo importante que está a acontecer no Mundo. O Facebook notou que as pessoas gostam de ver artigos no Facebook, pelo que vai prestar mais atenção a eles, nomeadamente no mobile.

De facto, é nos smartphones e tablets que o Facebook promete mais melhorias, mostrando mais links para os bons artigos, os artigos de alta qualidade. No fundo, se um dado artigos for clicado por muitos utilizadores, o Facebook mostrá-lo-á no News Feed mobile. É, por isso, mais provável que comecem a aparecer mais links para bons artigos nos smartphones e tablets, em detrimento dos memos.

Na verdade, os estudos feitos pelo Facebook indicam que as pessoas preferem links para artigos de boa qualidade sobre eventos, equipas desportivas ou interesses que o último meme. E este pretende ser um ponto fulcral para a melhoria do News Feed: realçar os links para bons artigos e baixar o alcance dos links para memes publicados fora do Facebook.

Tudo isto funcionará com uma outra novidade: artigos relacionados. Agora depois de clicar num link para um artigo, o Facebook mostra-me imediatamente debaixo dele 3 artigos relacionados com aquele que acabei de ler (ou de, pelo menos, clicar nele).

fbnewsfeed_relatedarticles

Por outro lado, enquanto sugere às pessoas mais artigos que lhes interessem, o Facebook não quer que elas percam as conversas em torno dos artigos que já leram. Nesse sentido, artigos que recebam novos comentários serão destacados novamente no News Feed. Isto porque depois de lermos uma história, dificilmente voltamos a ela novamente para saber o que os amigos disseram sobre ela.

Na prática: aparece-me um post com um link para um artigo; eu clico nesse link, leio o artigo e regresso ao News Feed para encontrar a próxima história. Entretanto, alguns amigos meus comentam o primeiro post que li, pelo que o Facebook mostra-mo novamente para eu ter a oportunidade de ler o que os meus amigos disseram.