Depois do vídeo, qual o próximo grande passo do Instagram? Mensagens, talvez


O Instagram marcou uma conferência de imprensa em Nova Iorque para o dia 12 de Dezembro. A rede social anunciará provavelmente um serviço de partilha em privado de fotos e vídeos, semelhante ao Snapchat, na tentativa de fidelizar os mais novos.

Os adolescentes gostam do Instagram, gostam do Snapchat, gostam de messaging (WhatsApp, iMessage, BBM, Skype, SMS…) e não gostam (tanto) do Facebook. E se o Instagram – propriedade do Facebook – juntasse o messaging e o Snapchat às fotos e vídeos com filtros que já tem? O resultado: #WIN.

O Instagram conta com mais de 200 milhões de utilizadores. Permite partilhar fotos e vídeos com filtros num feed, mas não enviar uma foto ou vídeo específico a alguém. Mas isto pode estar prestes a mudar. O Instagram deverá anunciar dia 12 um serviço de messaging integrado na app chamado Moments.

O Moments deverá permitir enviar fotos e vídeos (os momentos) a um amigo ou conjunto de amigos. E aqui existem duas hipóteses: ou segundo um modelo de WhatsApp (mensagens que não se destroem depois de abertas) ou segundo um modelo de Snapchat (mensagens que se apagam automaticamente findo um X tempo). Seria interessante esta última hipótese.

No convite enviado esta quinta à imprensa, lê-se: “está convidado para partilhar um momento com Kevin Systrom e a equipa do Instagram”.