Aviões. A era do “por favor, desliguem os aparelhos electrónicos” chegou ao fim


Já é possível utilizar o telemóvel, o tablet ou qualquer outro aparelho electrónico durante toda uma viagem de avião, incluindo na descolagem e aterragem. Mas sempre em Modo Voo: nada de Bluetooth, Wi-Fi ou rede móvel, para já.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) atualizou hoje as orientações de segurança, formalizando desta força a possibilidade de utilizar aparelhos electrónicos, em Modo Voo,  durante todo a viagem, uma alteração aprovada em meados de Novembro. Os passageiros deverão sentir as alterações nas próximas semanas, assim que as companhias aéreas começarem a pô-las em prática.

Para já, a utilização de telemóveis, tablets ou leitores de música é permitida apenas em Modo Voo. A AESA está neste momento a analisar os impactos da ligações de rede (Bluetooth, Wi-fi e dados) de forma contínua durante todo o voo. Esta ligação actualmente só é permitida em aviões equipados para isso e em altitude de cruzeiro.

Recentemente foi aprovada também a possibilidade de usar tecnologias 3G e 4G acima dos 3 mil metros de altitude, na União Europeia, o que abre caminho às companhias aéreas para o investimento em novos serviços de internet a bordo.  Antes só era possível o 2G acima dessa altitude.