Adopção do iOS 7 nos 74% (Kit Kat nos 1,1%)


Três meses depois do lançamento, o iOS 7 está instalado em 74% dos dispositivos móveis Apple (iPhone, iPad e iPod Touch). Já o Android 4.4 Kit Kat, da Google, tem uma quota de apenas 1,1%, continuando o Jelly Bean a dominar.

A Apple revelou que 74% dos aparelhos mobile (iPhone, iPad e iPod Touch) já estão a utilizar o iOS 7. Os resultados dizem respeito ao número de acessos feitos à App Store durante um período de 7 dias (o último dia corresponde a 1 de Dezembro). O iOS 6 tem uma quota de 22% e as versões anteriores de 4%.

ios7_kitkat_quotas

O Android está menos fragmentado, dominando o Jelly Bean (4.1, 4.2 e 4.3) com  54,5%. O Ice Cream Sandwich (versão anterior, 4.0) tem uma taxa de representação de 18,6% e o Gingerbread (Android 2.3) tem uma de 24,1%. Já o Kit Kat – anunciado, há 1 mês, como o Android para todos por requerer um mínimo de 512MB para funcionar – está presente em apenas 1,1% dos aparelhos. Esta é uma percentagem facilmente explicável.

Tanto a Apple como a Google lançaram recentemente uma nova versão dos seus sistemas operativos mobile, mas as duas gigantes tecnológicas têm uma política de distribuição muito diferente. A Apple controla quer o software como o hardware, pelo que consegue massificar uma nova versão do primeiro. Na prática, quando sai um novo iOS, ele é enviado num determinado dia e hora para todos os aparelhos.

A Google, por seu lado, tem pouco poder sob o Android, que é uma plataforma open-source. A empresa de Mountain View só controla o hardware da marca Nexus e os aparelhos fabricados pela Motorola. São as Samsungs, as Sonys, as LGs e as HTCs deste mercado que pegam no Android virgem da Google e o adaptam para os aparelhos que fabricam, consoante a experiência que querem que os utilizadores tenham.

Em termos práticos, quando são um novo Android, este é enviado para os Nexus e para os aparelhos fabricados pela Motorola de imediato. Depois cabe às fabricantes e operadoras fazer a restante distribuição. A culpa está, por isso, nas estratégias comerciais destas várias empresas parceiras da Google, o que conduz à fragmentação do Android.

Desta forma, mesmo, o Kit Kat ainda só está disponível para o Nexus 4, 5, 7 e 10, para o Moto X e para as Google Play Editions do Galaxy S4 e do HTC One. Tudo aparelhos controlados pela Google e/ou Motorola. O iOS 7, por seu lado, funciona em praticamente todos os iPhones, iPads e iPods Touch.

Ainda assim, existe uma diferença relativamente ao iOS: os utilizadores do Android não precisam de ter acesso à versão mais recente para utilizarem determinadas aplicações. No sistema operativo da Apple, as últimas versões de algumas apps só correm no iOS 7, ficando o iOS 6 com uma versão antiga da app. No Android, raramente isso acontece.

Previous One Minute Of Silence for...
Next #FollowSaturday #002