A ideia do fundador do Digg para dar vida aos blogues


Kevin Rose, o fundador do Digg, idealizou um novo conceito de blogging e decidiu partilhá-lo com o Mundo no YouTube. Chamou-lhe Tiny. Consiste em mostrar o autor do blogue por detrás dos posts, para o leitor perceber mais ou menos o mood dele durante a escrita.

Segundo Kevin Rose, o blogging tornou-se uma experiência sem vida, seca, e na qual o autor não está presente para além do texto que escreveu. Os blogues são estáticos, têm palavras escrita em fundos fixos. Para resolver isto, o fundador do Digg criou o conceito Tiny. A ideia é mostrar ao leitor como o autor do blogue escreveu os posts (contexto local, mood, etc.).

Para isso, um vídeo do blogger aparece, desfocado, no fundo de determinado post. O leitor vê o blogger em tempo real, como se ele estivesse a escrever naquele momento o post. Esse vídeo foi gravado, claro, na altura em que o post foi escrito; não é uma transmissão em directo e contínua da casa dele.

A ideia surgiu com foto e não com vídeo. “Concordo que uma imagem em movimento seja um factor de distração, a ideia original era com uma foto no fundo. A passagem para vídeo/streaming pode parecer assustadora, mas é nova e diferente de uma certa forma. E queria incluí-la numa ideia”, explica Rose no YouTube. “Não me parece que este modelo faça sentido para grandes blogues, mas pode ser algo divertido para blogues pessoais”, refere ainda.

Kevin Rose diz que não está a desenvolver o produto por agora e que ele por agora é apenas uma ideia, receptiva a feedback. Marc Hemeon, um designer do Google e YouTube, e Bjoern Zinssmeister, o fundador do Synack, ajudaram Rose na concretização desta ideia para o vídeo.