Tweetar para salvar os concorrentes do The Voice da eliminação


É um exemplo de como o grande ecrã e o Twitter funcionam bem juntos. Nos EUA, o programa televisivo The Voice permite que os fãs salvem os concorrentes preferidos da eliminação com um tweet. Este tem de ser enviado num intervalo de tempo específico, indicado durante a emissão.

A nova temporada do The Voice dá ainda mais voz aos fãs que estão assistir ao programa em casa. Na segunda, os fãs votam nos concorrentes que querem manter na competição. Na terça, em directo, no programa das nomeações, são revelados os concorrentes que ficam (porque tiveram mais votos do público), ficando os outros três (que tiveram menos votos) em risco de eliminação.

É é aqui que entra o Twitter: com um simples tweet, os fãs podem salvar um destes três concorrentes. Durante o programa, são dados 5 minutos para estes tweetarem o nome de quem não querem ver a ir para casa com a hashtag #VoiceSave. O concorrente mais mencionado durante esse tempo é salvo.

A iniciativa intitula-se Instant Save e tira partido do real-time que o Twitter permite. É a primeira vez que esta plataforma é usada para votação em directo num programa de televisão.Antes, só as cadeiras do The Voice tinham o poder ser salvar concorrentes em risco de eliminação, mas este poder passou para o lado de lã dos ecrãs, para os sofás de quem está a assistir ao programa.

voicesave_instrucoes

Nos EUA, existe o problema dos fusos horários. O programa é emitido em Eastern e Central primeiro, em directo, e só depois, com algum delay, em Mountain e Pacific. Os primeiros espectadores acompanham o programa normalmente para saberem quando têm de tweetar; os segundos têm de acompanhar o Twitter @nbcthevoice para tal.