Samsung multada por ter pago a anónimos para comentarem negativamente a concorrência em fóruns


A Samsung pagou a uma série de pessoas anónimas, entre estudantes e funcionários, para fazerem comentários negativos sobre a concorrência em fóruns taiwaneses. A gigante sul-coreana foi multada em pouco mais de 340 mil dólares, pela Fair Trade Commission (FTC) do Taiwan, uma vez concluída a investigação que esteve em curso desde Abril passado.

Segundo o comunicado da FTC, a Samsung contou com a ajuda de duas empresas locais do Taiwan, que foram igualmente penalizadas, juntas, em mais de 100 mil dólares. Nos comentários nos fóruns, a Samsung procurou disfarçar as notícias negativas sobre a marca, espalhar detalhes sobre os seus produtos e realçar as falhas ou deficiências da concorrência. Na altura em que a FTC anunciou o início da investigação, falou-se de que o alvo principal foi a HTC, mas no relatório agora divulgado não é feita qualquer referência à(s) marca(s) visada(s).

A Samsung, através da sua filiar taiwanesa, referiu em Abril ter suspendido todas as acções de marketing envolvendo comentários anónimos em sites e pediu desculpas pelo inconveniente e confusão causada na Internet. No fundo, a marca reconheceu o erro. Este tipo de iniciativas são conhecidas no mundo do marketing por astroturfing.