PT e Oi iniciam processo de fusão


A Portugal Telecom e a brasileira Oi anunciaram hoje o início do processo de fusão dos seus negócios, que dará origem a um novo operador de telecomunicações, líder nos países de língua portuguesa. Zeinal Bava assumirá o cargo de CEO na nova empresa, denominada CorpCo.

“A Portugal Telecom, SGPS S.A. (Portugal Telecom ou PT), a Oi S.A. (Oi), a AG Telecom Participações S.A. (AG Tel), a LF Tel S.A. (LF Tel) e respetivas holdings assinaram a esta data um acordo de intenções (Memorando de Entendimentos), o qual define os princípios essenciais para uma proposta de fusão entre a PT, a Oi e as Holdings da Oi com vista a constituírem uma única e integrada sociedade cotada brasileira (CorpCo)”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM).

A operação de fusão entre a PT, a Oi e as holdings da Oi é uma consequência natural da aliança industrial entre a Portugal Telecom e a Oi estabelecida em 2010. Como resultado desta fusão, nasce um novo operador de comunicações, intitulado CorpCo, cujo objectivo é ser líder nos países de língua portuguesa, liderando em todos os mercados em que opera.. A CorpCo arranca com cerca de 100 milhões de clientes, cobrindo uma área geográfica com cerca de 260 milhões de habitantes; Zeinal Bava será o seu CEO.

A combinação dos dois grupos (a portuguesa PT e a brasileira Oi) pretende alcançar significativas economias de escala, maximizar sinergias operacionais e criar valor para seus acionistas, clientes e colaboradores. O acordo alcançado visa tornar as diversas sociedades numa única e integrada sociedade cotada brasileira.

Foi em 2010 que a PT entrou na estrutura acionista da Oi, isto depois da venda da participação na brasileira Vivo à espanhola Telefónica por um montante de 7,5 mil milhões de euros. A PT tem atualmente uma participação de 23,6 por cento na Oi. Esta última detém dez por cento da primeira.

Quanto aos “patrões” da nova CorpCo, Zeinal Bava assume o cargo de CEO. José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha será o presidente e Henrique Granadeiro o vice-presidente.

Na sequência do anúncio, as acções da PT dispararam em bolsa. Perto das 9 horas, os títulos da operadora de comunicações estavam a liderar as valorizações do índice de referência PSI 20, em alta de 15,47% para 3,92 euros.

Previous Um calendário de LEGO que sincroniza com o Google Calendar
Next O futuro do digital passa pela nanotecnologia, diz o director criativo da Fullsix nova-iorquina