Google lança Nexus 5 com Android 4.4 Kit Kat


Depois de muito rumor na internet, a Google lançou finalmente o Nexus 5, o seu novo smartphone e o primeiro do mercado a ter o tão aguardado Android 4.4 Kit Kat. O Nexus 5 é um upgrade ao Nexus 4, introduzido no ano passado, e está à venda a partir de hoje por 349 euros.

Nexus 5: o novo smartphone da Google

nexus5_01

O Nexus 5 é o novo smartphone da Google. Desenvolvido pela LG, é o mais fino e rápido smartphone Nexus de sempre: tem apenas 8,59 mm de espessura. E pesa 130 g. Com um design simples, tem um ecrã Full HD de 5 polegadas, com 445 ppi. O processador é o Snapdragon™ 800, de 2,3 GHz. Suporta 4G/LTE e ainda Ultra Fast Wi-Fi.

A câmara frontal é de 1,3 megapixeis. A câmara traseira tem 8 megapixeis e um estabilizador de imagem óptico, que permite fotos mais nítidas, principalmente a situações de movimento. Graças à nova lente, o Nexus 5 fotografa melhor em situações de pouca luz. Para além de tudo isto, existe ainda o modo HDR automático, que possibilita rapidamente tirar uma série de fotos e combinar a melhor para dar o melhor resultado possível numa única foto.

A bateria (de 2300 mAh) oferece uma autonomia de 17 horas em conversação, de 300 horas em standby, de 8,5 horas em wi-fi e de 7 horas em 4G/LTE. O Nexus 5 suporta, para além de NFC, Wireless Charging (pode ser carregado por contacto, sem fios). O novo smartphone da Google incluí ainda 2 GB de RAM e está disponível em dois modelos: 16 GB ou 32 GB, branco ou preto.

nexus5_02

O Nexus 5 está disponível a partir de hoje, desbloqueado e sem contracto, no Google Play nos seguintes países: EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha, Espanha, Itália, Japão e Coreia por 349 dólares (chegará à Índia depois). Quanto ao resto do Mundo, é esperar pela venda através da Amazon, por exemplo.

Android 4.4 Kit Kat

nexus5_03

O Nexus 5 é o primeiro smartphone do mercado a trazer o Android 4.4 Kit Kat, a novíssima versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. O Android 4.4 chegará em breve ao Nexus 4, ao Nexus 7, ao Nexus 10 e ainda ao Samsung Galaxy S4 Google Play Edition e ao HTC One Google Play Edition. (Sorry, Galaxy Nexus.)

Quais as novidades deste Android 4.4? Primeiro o design. A Google livrou-se do preto no status bar e também na barra dos botões. O resultado é uma experiência muito mais elegante e imersiva, quer no lock screen, quer no home screen, quer nas próprias apps.

A app Phone foi reformulada, destacando aquelas pessoas a quem mais ligamos. E se recebermos uma chamada de alguém que não está na nossa lista de contactos, o Android pesquisa na base de dados do Google Maps para nos dar detalhes sobre o número a chamar. Por exemplo, se a empresa A nos ligar, o Android vai dar-nos o nome dessa empresa, pois encontrou-a no Google Maps.

A maior novidade do Android 4.4 é o voice search sempre presente. Quando estamos no home screen ou no Google Now, basta dizer “ok google” para iniciar o voice search. Depois é só dizer qualquer coisa e o smartphone ou o tablet reage ao que dissermos. Exemplos: “ok google, what’s the weather for today?”; “ok google, play the black keys”; “ok google, send a text to my mom saying to buy apples”; “ok google, get directions to Paul’s home”.

Outras novidades existem. Por exemplo, agora quando lemos um livro ou vemos um filme, tudo o que não é o livro nem o filme sai do ecrã. O Android 4.4 inclui inúmeras melhorias ao nível da performance no geral e da poupança de bateria.