Campanha da UN Women usa pesquisa do Google para denunciar sexismo no Mundo

Uma campanha da UN Women usou, em Março, o motor de busca mais popular do Mundo – o Google – para denunciar um problema global e actual: a desigualdade de género. Numa série de anúncios de imprensa, foram apresentados resultados de pesquisa genuínos, reflectores do sexismo da sociedade em que vivemos.

O auto-preenchimento é uma das muitas funcionalidades da pesquisa no Google. Basicamente, quando começamos a escrever na barra de pesquisa, são nos dadas uma série de sugestões com base nas pesquisas mais frequentes e nos conteúdos dos websites. De certa forma, o auto-preenchimento é um reflexo neutro da sociedade.

Esta campanha foi criada em Março pela Ogilvy & Mather Dubai para a UN Women, a organização das Nações Unidas para a igualdade de género e para o empoderamento das mulheres. Utilizou-se o auto-preenchimento do Google para completar expressões como “women should”, “women shouldn’t” ou “women can’t”.

A campanha em si é simples, mas a ideia criativa bastante forte. As pesquisas mostrada nestes anúncios são reais, transparecendo o que o Mundo de facto pensa sobre a igualdade de género. Foram feitas a 9 de Março de 2013.

unwomen_search_ad1

unwomen_search_ad2

unwomen_search_ad3

 

Partilha nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • Jornalista, adepto de cidades humanas e curioso por ideias que melhorem o país. Co-fundei o Shifter em 2013, sou desde 2020 coordenador do projecto editorial Lisboa Para Pessoas.

Contribui para o Shifter para mais artigos como este:

2 €/mês

5 €/mês

10 €/mês

15 €/mês

Donativo

Artigos Relacionados

Junta-te à Comunidade
Jornalismo é aquilo que fazemos todos juntos. Entra na Comunidade Shifter e faz parte da conversa.
Sabe mais
Em teste

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt