Smartphones já dominam o mercado português


No segundo semestre deste ano, a venda de smartphones em Portugal superou, pela primeira vez, a de telemóveis tradicionais, segundo os dados da International Data Corporation (IDC). Os smartphones representam, assim, 55% do mercado nacional de telemóveis.

Segundo a IDC, entre Abril e Junho foram comercializados 570 mil smartphones em Portugal, mais 25% em relação ao período homólogo do ano passado. O sistema operativo Android dominou as preferências dos consumidores portugueses, tendo alcançado neste segundo trimestre a maior quota de mercado de sempre, ao representar 82% das vendas totais de smartphones. O segmento de smartphones representou, em Portugal, 55% das vendas totais de telemóveis. Estas, segundo a mesma fonte, caíram 3,3% no segundo trimestre de 2013 face a igual período do ano passado, para um total de 1,044 milhões de dispositivos.

Apesar de o mercado de telemóveis português continuar em queda, o forte crescimento dos smartphones é um facto importante a destacar: pela primeira vez, as vendas de smartphones ultrapassaram as vendas de telefones tradicionais. Esta tendência acentuar-se-á nos próximos trimestres, fruto da aposta dos fabricantes em dispositivos a preços baixos, com o sistema operativo Android, mas com uma superior experiência de utilização. Por outro lado, o número de novos modelos de telefones tradicionais nas lojas diminuirá, o que contribuirá para que os utilizadores mais indecisos optem por comprar um smartphone fruto da maior variedade de modelos.

O relatório da IDC revela ainda que, no segundo trimestre, a Samsung aumentou as suas vendas em 11% no mercado português de smartphones, em termos homólogos, para 187 mil equipamentos vendidos, mas baixou a sua quota de mercado em 4 pontos percentuais, para 33%. No segundo posto, a LG subiu as vendas em 268%, para 70 mil unidades, e aumentou a quota de mercado de 4 para 12%. A fechar o pódio, a Apple vendeu 63 mil iPhones, mais 80% em relação ao segundo trimestre de 2012, e aumentou a sua quota de mercado de 8 para 11%.

O mercado mundial

O mercado de telefones móveis a nível mundial cresceu 6% no decorrer do segundo trimestre deste ano. A nível mundial, os fabricantes destes equipamentos comercializaram mais de 432,1 milhões de equipamentos no decorrer do segundo trimestre de 2013, comparado com 407,7 milhões de equipamentos vendidos em igual período do ano anterior. O total de equipamentos comercializados no segundo trimestre de 2013 foi também superior ao número de unidades vendidas no decorrer do primeiro trimestre deste ano.

No mercado mundial de smartphones, foram comercializados mais de 237,9 milhões de equipamentos no decorrer do segundo trimestre de 2013, comparado com 156,2 milhões de unidades vendidas no decorrer de igual período do ano anterior. Tal representa um crescimento de 52,3% relativamente ao segundo trimestre de 2012 e o mais elevado crescimento nos últimos cinco trimestres. As vendas do segundo trimestre cresceram 10% relativamente ao primeiro trimestre do ano, durante o qual foram comercializados 216,3 milhões de equipamentos.