Samsung anuncia smartwatch: chama-se Gear


Quem anda atento ao buzz tecnológico na Internet recebe esta notícia sem grandes surpresas. Mas agora é oficial: a Samsung revelou hoje o seu primeiro smartwatch (ou relógio de pulso inteligente), o Galaxy Gear. É compatível com os smartphones e tablets Samsung.

De fora, parece um relógio de pulso banal. Tem um ecrã AMOLED de 1,63 polegadas, com uma resolução 320 x 320  feito em metal (nada de plástico). E tem ainda uma câmara fotográfica de 1,9 megapixeis que filma a 720p (embutida na pulseira), uma saída de som, dois microfones e armazenamento flash de 4 GB. Quanto a processador, o relógio vem equipado com um single-core de 800MHz.

Existem seis pulseiras coloridas à escolha; por exemplo, a Wild Orange para os desportistas e a Rose Gold para o público feminino.

O Samsung Galaxy Gear não é um smartphone em si; é, sim, um acessório para smartphone e também para tablets da Samsung apenas (não funciona com outros dispositivos Android). Na verdade, é através de Bluetooth que se conecta a estes aparelhos (nomeadamente: Galaxy Note 3, Galaxy Note 10.1, Galaxy Note II, Galaxy S4 e Galaxy S III) para verificar as notificações, controlar o volume da música, responder a chamadas, registrar notas de voz, etc.

O Galaxy Gear terá um ecosistema próprio de apps, 70 estarão disponíveis logo no início (como o Pocket, o Path, o Evernote, o RunKeeper, o eBay e o Runtastic Pro). Estas apps instalam-se através da app Galaxy Gear Manager do nosso smartphone ou tablet.

Este pequeno brinquedo custará 299 dólares a partir de Outubro (apenas nos EUA). (Are you crazy, Samsung? $ 299?!)