O telemóvel que qualquer um pode montar e desmontar


A ideia é interessante e, sem dúvida, inovadora. Para a explicar, nada melhor do que um paralelismo com o LEGO. Imagine-se um smartphone feito com várias peças desmontáveis: existe a peça da bateria, a da câmara, a da memória, etc. E cada pessoa constrói o seu aparelho consoante as suas necessidades, podendo alterá-lo sempre que entender (por exemplo, para meter uma bateria melhor).

O projecto intula-se Phoneblocks e é do designer Dave Hakkens. A ideia surgiu da preocupação do próprio com o facto de todos os anos milhões de telemóveis serem deitados fora só porque se estragaram ou se tornaram obsoletos. E na maior parte das vezes só uma parte desses telemóveis precisa de ser actualizada ou reparada, pois tudo o resto está bom.

Na verdade, o Phoneblocks é algo ligeiramente utópico, uma vez que o sistema económico tal como o conhecemos está montado de forma a que os telemóveis não sejam arranjados ou reutilizáveis. Quando se avariam, compra-se um novo.

Será que isto funcionaria na práctica? As peças não se estragariam ou não cairiam a meio, por exemplo? E depois há peças maiores que outras, por isso, encaixar todas no bloco poderia ser complicado…

A ideia pode ser apoiada aqui: www.thunderclap.it/en/projects/2931-phonebloks.