Artigos da web já têm espaço no Pinterest


Os mais de 5 milhões de pins de artigos fixados diariamente no Pinterest incluem agora mais detalhes sobre os próprios artigos, nomeadamente o título, a descrição, o autor, o link para o website de origem e, claro, a imagem de destaque. É uma boa notícia para bloggers e jornalistas.

O Pinterest lançou os Article Pins, pins de artigos dequalquer parte da web, que incluem o título, o autor, o resumo e a imagem desse artigo, bem como um link para o mesmo no website de origem. No fundo, sem sair do pin conseguimos saber praticamente tudo sobre um dado artigo, e, caso ele nos suscite interesse, é só clicar no link para irmos para o respectivo website.

articlepins_exemplo

Os pins de artigos têm mais informação, à semelhança do que já acontecia com as receitas (Recipe Pins), os produtos de e-commerce (Product Pins) e os filmes (Movie Pins) desde Maio. Deixaram, assim, de ser simples conjuntos de imagens, tornando-os mais úteis.

A ideia dos senhores do Pinterest é, por um lado, tornar a rede social mais atractiva aos utilizadores, e, por outro, começar a atriar marcas e anunciantes, isto porque em breve existirão anúncios na plataforma. Quanto mais conteúdo os utilizadores conseguirem consumir num pin, mais tempo passam na rede social, mais útil a consideram e mais anúncios vêem. Do lado das marcas, isto é bom, pois não só conseguem expandir o alcance do seu conteúdo, como também podem investir em media paga para potenciar essa mesma expansão.

Além disso, numa altura em que vários estudos apontam para uma diminuição do tráfego dos websites proveniente da pesquisa orgânica num Google, por exemplo, e para um crescimento do tráfego associado ao social media, nomeadamente Facebook e Twitter, os Article Pins podem colocar o Pinterest na estratégia digital dos jornais, das revistas, dos blogues, etc.

Há quem utilize o Pinterest para guardar os artigos que quer ler mais tarde. E é uma alternativa interessante a serviços como o Pocket (o meu read-it-later preferido). Criando um secret board – isto é, um board privado (nota: o nosso perfil Pinterest é o conjunto dos nossos boards; os boards contém os pins) –, é só fixar nele os artigos que queremos ler mais tarde.