Para a Milka, o último quadrado é mesmo importante

Em França, a Milka desafiou os consumidores a oferecer a alguém de que gostam a melhor parte das suas tabletes de chocolate: o último quadrado. A quem darias o decisivo pedaço?

Foram produzidas 10 milhões de tablets de chocolate sem o último quadrado. Os consumidores tinham de pegar no código da embalagem, inseri-lo no site da campanha (www.lederniercarre.fr) e escolher entre receber o quadrado em falta ou enviá-lo a alguém de que gostam, junto com uma mensagem personalizada.

A ideia da Buzzman, a agência por detrás desta acção, foi colocar as pessoas a experimentarem a mensagem da marca, tornando a tablete de chocolate Milk o meio de transmissão dessa mesma mensagem. Evitou-se, assim, a passividade associada ao processo unilateral marca-consumidor, conseguido, por exemplo, através de um corriqueiro anúncio de TV de 30 segundos.

A acção Last Square of Milka teve Georges Mohammed Cherif como director criativo, o português Miguel Durão como copywriter, e Clément Séchet e Daniel Evans como directores de arte.

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  • Jornalista, adepto de cidades humanas e curioso por ideias que melhorem o país. Co-fundei o Shifter em 2013, sou desde 2020 coordenador do projecto editorial Lisboa Para Pessoas.

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