O primeiro ‘selfie’ do Papa?


Pode não ser o primeiro ‘selfie’ papal de sempre, mas é certamente o primeiro a ser publicado na Internet. De visita ao Vaticano, um grupo de jovens italianos tirou com o Papa Francisco, conhecido por gostar de informalidades, uma fotografia de estilo de auto-retrato e publicou-a no Instagram.

O momento foi captado com a câmara frontal de um dos jovens e publicado no Instagram dele. Horas depois, a foto foi partilhada por um jornalista – também ele italiano – no Twitter, tornando-se viral. Os jovens faziam parte de um grupo de uma paróquia do norte de Itália. O encontro com o Papa Francisco aconteceu esta quarta.

popeselfie_instagram

Recentemente, a palavra ‘selfie’ passou a integrar o Oxford English Dictionary, designando “uma fotografia que alguém tirou a si próprio, normalmente com um smartphone ou uma webcam, e publicou numa rede social”. As ‘selfies’ são especialmente populares no Instagram, mas também no Twitter e no Facebook.

Desde que é Papa, Francisco tem procurado relacionar-se com os jovens de uma forma mais informal, adequada aos tempos modernos. O Papa gosta de estar com as pessoas, quebrando protocolos, ideias fixas e tabus.

Previous Kevin Spacey: "a audiência quer o controlo"
Next A Siri não curte o Google Glass