Facebook refina algoritmo do News Feed


O objectivo do News Feed do Facebook é dar os conteúdos certos às pessoas certas no momento certo para que elas não percam as histórias que lhes são importantes. Pretende-se que o News Feed mostre a cada pessoa todas as publicações que ela quer ver na ordem em que as quer ler.

O Facebook continua a trabalhar para melhorar o News Feed e de tempos a tempos actualiza o algoritmo que determina o que aparece e o que aparece primeiro. Depois de ouvir os utilizadores, a rede social percebeu que precisa de comunicar melhor estas mudanças. É isso que passará a fazer, a partir de hoje, dia em que foi introduzido o Story Bumping, que coloca as histórias que não vimos e que são interessantes para nós no topo, antes de todas as outras.

Todos os dias, sempre que um utilizador visita o seu News Feed, existem em média 1.500 histórias potenciais de amigos, de pessoas que seguimos e de páginas para ver. Ninguém tem tempo para ver tudo. Com tantas histórias, os utilizadores perderiam de certeza qualquer coisa importante se essas histórias fossem mostradas num stream contínuo e sem ranking de informação.

Aliás, quando o Facebook em 2009 suspendeu o ranking do News Feed e em vez disso mostrou as publicações por ordem cronológica, notou uma diminuição significativa do número de histórias lidas pelos utilizadores e do número de likes, comentários e partilhas. Ou seja, a interação decresce quando os posts simplesmente se acumulam por ordem. E o Facebook quer aumentar o envolvimento dos utilizadores e o tempo que eles passam dentro da rede, daí o investimento num ranking mais apurado. O News Feed faz sentido com um ranking, mostrando apenas as histórias importantes para cada utilizador e colocando-as no topo.

O News Feed tem em atenção o feedback (positivo e negativo) dos utilizadores para determinar quais das 1.500 histórias lhes mostrar. De uma forma muito genérica: quando um utilizador faz like em algo, ele está a dizer ao seu News Feed que quer ver mais disso; quando esse utilizador esconde algo, ele está a dizer ao seu News Feed para mostrar menos daquele conteúdo no futuro. Desta forma, o Facebook consegue, todos os dias, dar prioridade a uma média de 300 histórias das 1.500.

O algoritmo do News Feed tem em conta o número de vezes que se interage com o amigo, página e figura pública (como um actor ou um jornalista); o número de likes, comentários e partilhas que um post recebe do público em geral e dos amigos em particular; quantas vezes interagiu com este tipo de post (texto, imagem, vídeo…) no passado; se o post está a ser escondido ou partilhado pelos utilizadores.

Uma mudança ao algoritmo do News Feed: o Story Bumping

O Facebook anunciou hoje uma mudança no algoritmo do New Feed: chama-se Story Bumping. As histórias orgânicas que o utilizador não leu por não ter feito scroll down suficiente no seu News Feed podem reaparecer no topo do News Feed se ainda estiverem a receber likes, comentários e partilhas.

Num teste com um pequeno grupo de utilizadores, o Story Bumping resultou num aumento de 5% do número de likes, comentários e partilhas em histórias orgânicas não vistas de amigos e num aumento de 8% do número de likes, comentários e partilhas em histórias orgânicas não vistas de páginas. Antes os utilizadores liam, em média, 57% das histórias dos seus News Feeds; não faziam scroll down sufiente para ler o restante 43%. Com o Story Bumping, a fracção de histórias lidas aumentou para 70%.

Mais 2 outras mudanças: Last Actor e Chronological By Actor

As mudanças no algotimo do News Feed não se ficam por aqui: Last Actor e Chronological By Actor são outras duas.

Last Actor: o Facebook tem em conta as 50 pessoas com quem mais recentemente o utilizador interagiu (por exemplo, ver o seu perfil ou as suas fotos; fazer like nos seus posts) e mostrar mais delas no News Feed a curto prazo. Por exemplo, andámos a ver 100 fotos de uma rapariga de quem gostamos, iremos ver mais posts dela no nosso News Feed nesse dia.

Chronological By Actor: por exemplo, um amigo está a postar muito frequentemente sobre um jogo de futebol. Mostrar essas histórias na ordem definida pelo ranking e não por ordem cronológica é confuso: veriamos o resultado final do jogo primeiro, depois uma foto do intervalo dos 45 minutos, de seguida um post sobre as declarações de determinado jogador no final da partida, e por último a exitação pelo início do jogo. O Facebook pretende mostrar este tipo de posts em real-time, pela ordem cronológica, mostrando os mais recentes primeiro e os mais antigos depois. O Facebook ainda está a tentar perceber que histórias mostrar cronologicamente e que histórias mostrar com o ranking normal de relevância, pelo que esta mudança será feita algures no futuro.

O Facebook continuará a publicar as alterações ao algoritmo do seu News Feed no futuro.