Facebook permite reserva de mesas em restaurantes através do mobile


O Facebook quer tornar as páginas no mobile mais úteis. Na sequência do redesign feito em Abril passado, é agora possível reservar uma mesa num restaurante ou ainda consultar a que horas determinado programa passa na TV, sem abandonar a rede social.

Todos os meses, mais de 800 milhões de pessoas acedem ao Facebook no mobile, um número que mostra que faz sentido uma preocupação com esta plataforma. Há uns meses, o Facebook renovou as páginas no mobile, colocando a informação relevante para o utilizador na frente. Isto porque num telemóvel procuramos uma experiência diferente do que num computador, uma experiência mais imediata, focada mais em acção e não tanto no conteúdo. No mobile queremos a informação importante na frente: por exemplo, na página de um café, interessa-nos mais o mapa de localização, o número de telefone, o horário de abertura e as recomendações dos amigos do que propriamente os posts feitos na Timeline.

reservation_fb_6

O Facebook quer ir mais longe no que toca às páginas mobile. Não basta elas serem sociais, têm de ser úteis e é por isso que agora é possível reservar mesas em restaurantes, através do OpenTable, e consultar em que dia e hora determinado programa ou filme passa na TV, graças à integração do Rovi, sem sair do Facebook. Para já, estas duas novidades funcionam apenas nos EUA.

reservation_fb_1

o Facebook automaticamente preenche a reserva com o nome, o e-mail e o telefone; depois de clicarmos em “reservar”, recebemos uma confirmação no ecrã e por e-mail, mais a opção para cancelar dentro da app do Facebook.

reservation_fb_2 reservation_fb_3

Caso as horas sugeridas de imediato não nos sejam favoráveis, podemos escolher outras. E se quisermos mais do que 2 pessoas, também não há problema.

reservation_fb_4 reservation_fb_5

Mas há mais: saber a que horas passa um programa na TV

Encontrar programas e filmes na TV também passou a ser mais fácil através do Facebook, devido à integração da informação televisiva do sistema Rovi na rede sociao. Agora, consoante o fuso horário em que estamos, as páginas dessas categorias mostram o canal e a hora em que determinado programa ou filme irá passar na TV, bem como o número do episódio (se se aplicar). Por exemplo, estando no fuso horário PST, ao visitar a página do Breaking Bad verificamos que o próximo episódio será emitido no domingo às 21:00, no canal AMC. Com a programação da TV nas páginas de Facebook, estas passam a ter informação relevante num dado instante para os seus utilizadores daquilo de que eles gostam.

O Facebook pretende com estas mudanças aumentar o tráfego nas páginas do mobile, tornando-as mais relevantes para o utilizador e mais importantes para os negócios. Dando às pessoas mais uma razão para abrirem a app do Facebook, aumentam a probrabilidade de estas verificarem as notificações, enviarem mensagens e navegarem no News Feed (vendo, assim, anúncios). Se conseguir tornar as páginas verdadeiramente úteis, o Facebook pode estar a roubar tráfego a sites como o Yelp, o Foursquare e até o próprio Google. O Facebook pode, desta forma. , conseguir que mais negócios anunciem na sua plataforma ou que os negócios que já anunciam anunciem mais.