Dumb Ways To Die transformado em jogo para iPhone e iPad


Correu o Mundo em 2012 e tornou-se, este ano, a campanha publicitária mais premiada de sempre em Cannes. Falamos do Dumb Ways To Die, uma ideia da McCann para o Melbourne Metro Trains, que foi recentemente transformada em jogo para iPhone e iPad.

Em Novembro de 2012, apareceu na Internet um vídeo criado pela McCann para o Metro Trains de Melbourne que rapidamente se tornou viral, por mostrar de forma divertida algumas das formas mais idiotas para morrer. O pequeno vídeo – “intitulado Dumb Ways To Die” – fazia parte de uma campanha maior, na qual se inclui agora este jogo.

Com todas as personagens do vídeo, o jogo Dumb Ways To Die é simples, mas viciante. O objectivo é fazer uma série de desafios para desbloquear personagens. Os jogos são muito básicos e visualmente minimalistas, fazendo uso dos nossos dedos. Podemos, por exemplo, afastar piranhas de morderem as partes íntimas de uma das personagens e defender uma outra personagem do ataque de uma cobra. Em cada jogada, temos vários desafios, que, superados, nos dão determinada pontuação. Uma jogada termina assim que falharmos 3 desafios, isto é, deixarmos morrer 3 personagens. Todos os desafios têm um limite de tempo, existindo desafios mais rápidos do que outros.

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O jogo foi desenvolvido pela McCann Austrália em conjunto com Barrel Of Donkeys, um programador de jogos australiano. Dumb Ways To Die, o jogo, é um óptimo reminder da campanha, reforçando a mensagem da mesma de uma forma fun.

Dumb Ways To Die premiada em Cannes

Dumb Ways to Die é uma mensagem do Metro Trains de Melbourne – criada pela agência de publicidade McCann Melbourne – para todos aqueles que andam de transportes públicos, principalmente metro e comboio. O objectivo da campanha é sensibilizar os jovens (que normalmente não querem ouvir mensagens de segurança) a serem mais cuidadosos junto de linhas de metro e de comboio.

A campanha Dumb Ways to Die, lançada em Novembro de 2012, ganhou este ano em Cannes 5 Grand Prix awards (categorias film, radio, PR, direct e integrated), 18 Gold Lions, 3 Silver Lions and 4 Bronze Lions, tornando-se a campanha publicitária melhor premiada até à data no maior festival de publicidade e criatividade do Mundo.

Tudo começou com um pequeno vídeo animado, para televisão e internet. Nesse vídeo, vemos várias personagens a morrerem das formas mais idiotas e bizarras possíveis, como deitar fogo ao cabelo, nadar num lago com piranhas ou esperar pelo comboio na berma da plataforma, mostrando o quão estúpido é morrer devido a actividades parvas ou a acções irresponsáveis junto dos comboios

O vídeo – que chegou ao YouTube em Novembro de 2012 e soma até hoje mais de 50 milhões de visualizações – é uma colorida animação ao som da música “Dumb Ways To Die”, escrita por John Mescall, e composta e produzida por Ollie McGill dos The Cat Empire. Contou com as vozes de Emily Lubitz, dos Tinpan Orange, e de Ollie McGill (backing vocals). 24 horas depois de ter sido disponibilizada no iTunes, a música atingiu o top 10 do iTunes Chart e a 18 de Novembro já era a sexta música mais popular a nível global, à frente, por exemplo, do “Diamonds” da Rihanna.