Pipe: enviar ficheiros até 1 GB através do Facebook


Chama-se Pipe e é uma forma simples e instantânea de partilhar ficheiros até 1 GB através do Facebook. É só escolher um amigo, seleccionar o ficheiro e deixá-lo cair no “pipe”. Por agora, a app só funciona no desktop. Uma versão mobile está para breve.

Passamos muito tempo no Facebook e muitos de nós usamos a rede social para trabalhar. Tal como o e-mail, o envio de ficheiros entre utilizadores é possível, mas tem uma limitação: a dos 25 MB. Existe o We Transfer, é verdade, que permite o envio de ficheiros até 2 GB de forma rápida e gratuita. Mas… e se existisse um serviço que fosse uma junção de Facebook e We Transfer? Ele existe. A partir de hoje. Chama-se Pipe.

O Pipe é um serviço de partilha de ficheiros que funciona dentro do Facebook. Isto porque quando estamos no Facebook, não gostamos de sair dele. O Pipe é talvez a melhor forma de enviar ficheiros grandes (até 1 GB) uns aos outros dentro do Facebook.

O Pipe funciona de forma muito simples: selecciona-se o amigo e o ficheiro (que tem de ter até 1 GB), e envia-se. Caso esse amigo ainda não esteja registado no Pipe, ele recebe um pedido para efectuar o registo e assim receber o ficheiro, favorecendo a massificação da app.

pipe_app_1 pipe_app_2

pipe_app_3 pipe_app_4

pipe_app_5 pipe_app_6

A transferência dos ficheiros é feita em real time, isto é, ao mesmo tempo que é feito o upload do mesmo no computador do emissor, é feito o download no computador do destinatário. Ou seja, é preciso que os dois utilizadores estejam online no Facebook e no Pipe.

Ainda assim, o Pipe integra uma componente offline, permitindo a troca de ficheiros mesmo quando um dos envolvidos nessa troca não está online. Assim, se eu quiser enviar um ficheiro a um amigo meu que nesse momento não esteja no Facebook, posso fazê-lo da mesmíssima forma. Existe apenas uma limitação: só são aceites ficheiros até 100 MB.

Recorde-se que o envio de qualquer ficheiro a um amigo é possível através do Facebook, mas, à semelhança do tradicional e-mail, existe a limitação dos 25 MB.

O Pipe esteve desde Maio de 2012 em versão beta para um número reduzido de utilizadores e foi tornado público esta quarta, 5 de Junho. Por agora, funciona apenas no desktop. Uma versão mobile está a caminho.