iTunes Radio permite descobrir nova música


A Apple anunciou esta segunda-feira, no WWDC 2013, o iTunes Radio, um serviço gratuito de streaming de música. A música está organizada em estações de rádio, personalizadas consoante o gosto de cada utilizador. O iTunes Radio chega em Outubro aos EUA.

Tem mais de 200 estações de rádio, equipadas com o catálogo de música da iTunes Store. Funciona no iOS (iPhone, iPad e iPod Touch), no Mac, no PC e ainda na Apple TV.

As estações são personalizadas para cada utilizador, com base naqueilo que ele ouve. Existem ainda Featured Stations, promovidas pela Apple, e estações dedicadas a um género musical específico. O iTunes Radio funciona com base na música que ouvimos e que descarregamos da iTunes Store, pelo que quanto mais usarmos o iTunes, melhor e mais personalizada será a experiência no iTunes Radio. A ideia é mesmo o iTunes Radio funcionar como plataforma de descoberta de música.

“It’s the music you love most and the music you’re going to love, and you can easily buy it from the iTunes Store with just one click”, referiu Eddy Cue, Apple’s senior vice president of Internet Software and Services.

O iTunes Radio é ainda a casa para singles exclusivos lançados pelos artistas e também para escuta de álbuns inteiros em streaming. É também através do iTunes Radio que passarão a ser feitos os live streams de eventos especiais, como o iTunes Festival e as iTunes Sessions.

O iTunes Radio está integrado com a Siri no iOS. Se gostamos de uma dada música que estamos a ouvir, podemos comprá-la na iTunes Store ou criar uma nova estação de rádio a partir dela.

O iTunes Radio não nos deixa ouvir a música com a liberdade a que estamos habituados com um Spotify, pois a somos obrigados a ouvir a música de estações de rádio, que são personalizadas, é certo, mas trata-se de uma personalização limitada: as estações contém a música que o iTunes acha que nós gostamos; não somos nós que construímos a estação com as nossas músicas como se de uma playlist se tratasse.

O iTunes Radio está ainda integrado com o recente serviço de descoberta de música do Twitter, o Twitter #Music.

O iTunes Radio é gratuito para todos, suportado por anúncios. Os utilizadores com iTunes Match não têm anúncios.Estará apenas disponível nos EUA em Outubro deste ano, mas a Apple tenciona expandi-lo para outros países.