iOS 7: um iOS redesenhado


A Apple mostrou ontem o iOS 7, um iOS totalmente redesenhado. Entre as mudanças, estão novos (e feios) ícones, animações subtis, uma palete de cores (demasiado) intensas e distintas, transparências e uma tipografia mais minimalista.

O iOS 7 é, sem dúvida, a maior actualização do iOS desde que este apareceu no primeiro iPhone em 2007. Neste novo iOS, a Apple focou-se mais no desenho da interface do que na adicição de novas funcionalidades. As pessoas já estavam notoriamente saturadas no antigo design. O novo iOS 7, desenhado por Jony Ive, Apple’s senior vice president of Design, é mais simples, mais minimalista, mais claro e mais eficiente (e, em parte, mais feio).

Uma das grandes novidades do novo iOS é o Control Center, que permite aceder facilmente às definições mais importantes e relevantes, como o wi-fi, o bluetooth, o modo de voo e o Do Not Disturb (e o botão para ligar e desligar o 3/4G?). É também possível ajustar o brilho do ecrã, parar e tocar uma música, saltar para a música seguinte, e aceder a apps úteis, como o Clock, a Camera e o Calculator.

Outra novidade é o AirDrop, um serviço que nasceu no OS X e que agora passa a estar também disponível no iOS. Agora é mais fácil enviar ficheiros, como fotografias, vídeos e documentos de texto, de um dispositivo iOS para um outro. Só têm de estar os dois próximos. No fundo, o AirDrop permite de forma rápida e fácil partilhar conteúdo com as pessoas próximas de nós, bastando para tal seleccionar o que queremos partilhar e com quem queremos partilha essa coisa.

Quanto à Camera, podemos adicionar filtros às fotos enquanto as tiramos. Existem ainda 4 modos de câmera: vídeo, fotografia ‘tradicional’, fotografia quadrada e fotografia panorâmica. Com um pequeno deslize para o lado alterna-se facilmente de uma câmara para a outra. Os filtros npodem ser adicionados às fotos depois de tiradas através da nova app Photos. Esta app tem uma outra novidade: chama-se Moments e organiza automaticamente as nossas fotos e vídeos por data e por localização. Outra das novidades é um melhorado iCloud Photo Sharing, um serviço que permite de forma fácil e intuitiva a partilha de fotos e de vídeos com as pessoas que queremos.

A Apple integrou o Twitter, a Wikipedia e o Bing na Siri, que agora passa a responder a perguntas como “o que está Tim Cook a dizer?” ou “qual a altura da Torre Eiffel?”. O novo Safari incluí tudo aquilo que vimos no OS X Mavericks e ainda navegação na web em full-screen. Quanto ao Notification Center, ele está agora organizado em separadores: em “Today”, aparecem todas as notificações do dia corrente, bem como informação relevante como o tempo, o trânsito e os eventos. E o FaceTime passar a servir para fazer chamadas só de audio e não obrigatoriamente de vídeo. Por fim, o iOS 7 melhora a multi-tasking, passando a mudança de uma app para outra a ser mais fácil e intuitiva.

O novo iOS 7 chega em Outubro.