Amazon Birthday Gift: quando os cartões presentes e o Facebook sem encontram


A Amazon lançou recentemente o Amazon Birthday Gift, um novo serviço que permite, através do Facebook, juntar um grupo de amigos, criar colaborativamente um cartão presente da Amazon e enviá-lo a um amigo no seu dia de aniversário. Bem-vindo à era do cartão presente social.

Os cartões presente, em geral, e os da da Amazon, em particular, são sempre boas soluções para oferecer aos amigos nos seus aniversários, dado que permitem uma liberdade de escolha e evita-se sempre aquele pensamento “isto que me ofereceram não serve para rigorosamente nada”. Por vezes, esformamos-nos um pouco mais, reunimos um grupo de amigos e ofereceremos em conjunto algo mais valioso. Mas aqui há sempre aquele problema de juntar os amigos todos e de recolher de cada um deles o dinheiro necessário.

Então, lembremos-nos de que nós temos amigos e os nossos amigos têm aniversários. Mas que todos nós estamos no Facebook, o que muda tudo. Imaginemos que tenho um amigo que faz anos daqui a uma semana e que eu e os meus outros amigos lhe queremos dar algo especial. Para tal existe o Amazon Birthday Gift, um novo serviço da Amazon que funciona com os cartões presente da gigante do e-commerce.

A mecânica é muito simples: vou a www.amazon.com/birthdaygift, faço login com a minha conta do Facebook, escolho o amigo a quem pretendo dar o cartão presente e defino o valor desse cartão (entre $5 e $25). Depois convido outros amigos do Facebook para contribuírem com dinheiro para esse mesmo cartão. O presente é entregue no dia de aniversário do destinatário através do Facebook com uma publicação na sua Timeline.

Quer seja o aniversário do nosso melhor amigo ou de um artigo colega da escola, o Amazon Birthday Card permite oferecer um cartão presente com os nossos amigos, que podem colocar cada um o seu dinheiro lá, tornando-se um cartão maior à medida que mais amigos se juntam.