Agora o Instagram tem vídeo


A partir de hoje, é possível partilhar vídeos de 15 segundos no Instagram, previamente editados com um dos 13 filtros pré-definidos. Para uma imagem mais estável, os utilizadores podem utilizar o Cinema. Com a introdução do vídeo, Instagram passa a rivalizar directamente com o Vine do Twitter.

Ao longo dos últimos dois anos e meio, o Instagram tornou-se uma comunidade de pessoas com um interesse comum: o de capturar momentos da sua vida e de os partilhar de forma simples e bonita. Até aqui, esses momentos podiam ser captados apenas sob a forma de fotografia. Mas muitos momentos, contudo, precisam muito mais para além de uma imagem estática. E, por isso, o Instagram suporta a partir de hoje vídeo.

Agora é possível gravar vídeos de 15 segundos, adicionar-lhes um dos 13 filtros disponíveis e partilhá-los no Instagram. Podemos estabilizar a imagem dos nossos vídeos (esta funcionalidade chama-se Cinema) e ainda seleccionar o frame que queremos que apareça como cover photo do vídeo, para este pareça bonito mesmo quando não está a ser reproduzido.

Os vídeos e as fotos convivem no feed do Instagram e também nos respectivos perfis, quer no mobile, quer no desktop. No feed, um pequeno ícone indica-nos que determinado conteúdo é um vídeo; quando passamos por ele, ele começa a reproduzir (é o auto-play, que pode ser desactivado).

O Instagram tem hoje 130 milhões de utilizadores activos mensalmente, mais de metade são de fora dos EUA. Lançado em Outubro de 2010, é a casa de mais de 16 mil milhões de fotos, sendo carregadas 450 milhões de fotos por dia. Também por dia o Instagram recebe 1 mil milhões de likes.

O vídeo no Instagram está disponível a partir de hoje para iOS e Android. Trata-se da versão 4.0 da app.

O anúncio do vídeo no Instagram  foi feito eesta quinta-feira, numa conferência de imprensa, onde estiveram o director executivo do Instagram, Kevin Systrom, e o director executivo do Facebook, Mark Zuckerberg.

Agora, em vez de passar 1 segundo a olhar para uma asa de avião, vou passar 15 segundos a olhar para uma asa de avião. (Alexandre Couto)

O Instagram passa a concorrer directamente com o Vine. O Vine é muito parecido com o vídeo no Instagram. As diferenças: não tem filtros, os vídeos são até 6 segundos.