Wikipedia Recent Changes Map


Estava este artigo a ser escrito e alguém na Grécia editava o artigo da Wikipedia sobre o jogo Monopoly. Em Manchester, no Reino Unido, uma pessoa actualizava a página sobre o F.C. United of Manchester. E alguém em Nova Iorque, nos EUA, dizia algo sobre a série televisiva How I Met Your Mother.

A  Wikipédia está em constante mudança, com artigos a serem editados pelas pessoas em todo o Mundo. O ritmo de actualizações na Wikipédia é, de facto, impressionante.

Stephen LaPorte e Mahmoud Hashemi criaram um mapa que mostra em tempo real aquilo que se passa na maior enciclopédia do Mundo: que artigos estão a ser editados e onde estão a ser editados. Chama-se Wikipedia Recent Changes Map.

wikipediamap_map

O mapa mostra apenas as localizações dos utilizadores não registados que editam artigos, uma vez que as Wikipédia não revela publicamente os dados dos seus utilizadores registados. Os utilizadores não registados representam 15-20% das edições da Wikipédia inglesa, pelo que o Wikipedia Recent Changes Map tem apenas uma pequena fatia daquilo que se passa efectivamente.

Segundo o registo seguinte, em 33 segundos, foram feitas 674 edições à Wikipédia.

wikipediamap_feed

Como funciona este Wikipedia Recent Changes Map? Sempre que um utilizador não registado contribui para a Wikipédia (isto é, fazer uma alteração a um artigo), ele fica identificado por um endereço IP. Através desse endereço IP, consegue saber-se a localização aproximada desse utilizador.

This map listens to live feeds of Wikipedia revisions, broadcast using wikimon. We built the map using a few nice libraries and services, including d3, DataMaps, and freegeoip.net. This project was inspired by WikipediaVision’s (almost) real-time edit visualization.