Gravar programas de TV através do Twitter


A Sky, uma operadora brasileira de televisão por subscrição, tornou possível a gravação de programas de TV através do Twitter. A mecânica é muita simples: a conta @SkyBrasil publica com a hashtag #SkyRec um tweet sobre o programa que queremos gravar, nós retweetamos e esse programa é gravado automaticamente em nossa casa.

As pessoas estão a ver cada vez menos televisão e a usar cada vez mais a internet. Aquilo que poderia ser uma ameaça para a Sky, uma espécie de “ZON do Brasil”, foi tornando pela AgenciaClick Isobar numa oportunidade: como usar as redes sociais para trazer pessoas para a televisão?

Pela primeira vez, no Twitter e no Mundo, uma hashtag permite gravar programas na TV. #SkyRec substitui o botão de gravação do comando lá de casa. Como funciona? A conta da Sky Brasil no Twitter, @SkyBrasil, divulga todos os dias, com a hashtag #SkyRec, séries e filmes em exibição num dos 142 canais da operadora.

Para meter uma dessas séries ou filmes a gravar no DVR lá de casa, o utilizador só tem de retweetar o respectivo tweet. Simples, não? É só retweetar. A gravação é agendada automaticamente.

Obviamente que para tudo isto funcionar o utilizador tem de associar a sua conta do Twitter à Sky, podendo fazê-lo em www.sky.com.br/skyrec. Mas, de resto, nada mais tem de fazer.

Além de ser uma forma simples e inteligente de gravar programas, útil para o utilizador, é também uma forma de espalhar no Twitter os tweets da Sky, uma vez que funciona tudo à base de retweets.