Facebook tem 750 milhões no mobile


O Facebook tem hoje 1110 milhões de utilizadores activos mensais, 60% dos quais (isto é, 655 milhões) são diários. Dos 1110 milhões, 750 milhões são mobile. E, destes, 189 são exclusivamente mobile (isto é, não usam o Facebook num desktop).

O Facebook é cada vez mobile e quer ser cada vez mobile. Os novos números, apresentados esta quarta, relevam que a estratégia está a ser bem sucedida. De facto, com cada vez mais pessoas com smartphones e com os tablets a conquistarem adeptos, a utilização de um desktop tende a estar reservada para actividades mais exigentes, como edição de vídeo ou apps empresariais. A verdade é que o social networking encontrou a sua casa no mobile e o Facebook percebeu isso.

No ano passado, Zuckerberg disse inúmeras vezes que o Facebook queria ser uma empresa mobile. Renovou as apps para iOS e Android, livrando-se do HTML5 e criando em cada uma delas uma experiência nativa. O resultado foi duas apps significativamente mais rápidas e eficientes. No entanto, esta foi apenas uma das muitas mudanças que o Facebook implementou. Nesse mesmo ano, lançou para o iOS duas novas apps, o Facebook Camera (para fotografia) e o Facebook Poke (para mensagens auto-destrutivas, uma imitação do Snapchat). Foi também em 2012, mais concretamente em Abril, que o Facebook comprou o Instagram, fazendo-o crescer independentemente, mas associado à rede social que tinha acabado de alcançar os mil milhões de utilizadores.

Já este ano, o Facebook introduziu no Android o Facebook Home, uma nova app que toma conta do lock screen, do home screen e do launcher de qualquer smartphone Android, transformando-o numa espécie de “Facebook Home”, em que as pessoas estão primeiro que as apps.

Também no messaging, o Facebook não ficou atrás. O Facebook Messenger, para Android e iOS, é uma das melhores apps de conversação do mercado. Através dela, é possível falar com os nossos amigos (e não só), trocando mensagens de texto, mensagens de voz, fotografias e emoticons. Nos EUA e no UK, é ainda possível realizar chamadas de voz. Tudo gratuitamente. Os Chat Heads foram a mais recente novidade do Facebook Messenger e são, talvez, a coisa mais espectacular deste: colocam as mensagens dos nossos amigos em pequenas bolhas, acessíveis em qualquer app.

Resta saber o que está o Facebook agora a preparar para se tornar cada vez mais mobile.