Dove Real Beauty Sketches


Este é até agora o vídeo publicitário mais visto de sempre na Internet. Intitula-se Dove Real Beauty Sketches e mostra um artista forense do FBI a desenhar mulheres a partir das descrições delas próprias e de desconhecidas. O resultado são dois retratos que, colocados lado a lado, provam que as mulheres são mais bonitas do que aquilo que pensam.

Foi da cabeça de Hugo Veiga, copywriter, e da de Diego Machado, art director, que nasceu a campanha Dove Real Beauty Sketches. A dupla criativa da Ogilvy São Paulo, no Brasil –  que colecciona prémios desde 2011 (só no festival de publicidade Cannes Lions já arrecadou 1 Leão de Ouro, 1 de Prata e 3 de Bronze) – quis provar que as mulheres são mais bonitas do que aquilo que pensam. As mulheres são muito auto-críticas com a sua beleza: só 4% da população feminina mundial se considera bonita.

Hugo Veiga e Diego Machado decidiram aproveitar as próprias críticas delas para provar o tão erradas elas estavam. Assim, nasceu a campanha Dove Real Beauty Sketches e o conceito dos retratos falados. Foi pedido ao artista forense Gil Zamora (do FBI) que desenhasse um conjunto de mulheres a partir das descrições delas próprias. As mulheres estavam atrás de uma cortina, pelo que o artista não as conseguia ver. Zamora desenhou cada participante a partir da sua própria e detalhada descrição: comprimento do cabelo, estrutura facial, etc.

Findo esse retrato, a participante saia e entreva uma outra mulher que havia conhecido essa participante pessoalmente momentos antes. Zamora pedia à nova mulher que se sentasse no lugar da “amiga” e a descrevesse. No fundo, por cada mulher, foram produzidos dois retratos: um a partir das palavras da própria, e um outro a partir da descrição de uma desconhecida.

Todo o processo foi documentado num vídeo que correu literalmente o Mundo, somando, em poucos dias, milhões e milhões de visualizações no YouTube. Tornou-se, em apenas um mês, o vídeo publicitário mais visto de sempre nesta plataforma e o terceiro mais partilhado de sempre. O Dove Real Beauty Sketches chegou aos ouvidos da imprensa de renome como o Times, o The Guardian, o News York Times e o Mashable. Gerou um total de 3,8 mil milhões de impressões globais. O vídeo, com 3 minutos, foi visto mais de 114 milhões de vezes e partilhado até à exaustão.

Qual o segredo? Ser uma campanha que sai do mundo da publicidade. O Dove Real Beauty Sketches transformou-se numa experiência social e invocou uma reacção emocional em milhões de pessoas, levando-as a partilhar a mensagem positiva com os outros.

A campanha resgatou o conceito Real Beauty que a Dove lançou em 2003 e com o qual, em 2007, ganhou  o Grand Prix.