WWF pinta de castanho campo de futebol


São precisos apenas 4 minutos para que uma área equivalente a um campo de futebol seja desflorestada no Brasil. A denúncia partiu da WWF, que, com a Grey Brasil, tornou em 4 minutos castanho o campo onde a selecção brasileira de futebol feminino defrontava a equipa da Dinamarca.

O jogo em questão colocou o Brasil frente à Dinamarca e foi transmitido pela primeira vez em Dezembro de 2012 no canal brasileiro Band. A acção da WWF, criada pela agência de publicidade Grey Brasil, teve lugar durante a retransmissão desse mesmo jogo nesse mesmo canal a 17 de Março deste ano. Durante 4 minutos dessa retransmissão, e com recurso a técnicas de edição de imagem, o campo mudou gradualmente a cor verde para castanha.

No fim da partida, foi exibida a mensagem: “A cada 4 minutos, um campo de futebol é desmatado no Brasil. Entre no site wwf.org.br e sabia como ajudar”. Os acessos ao site aumentaram, segundo a WWF, em 73% após o jogo (78% se olharmos para a semana da acção).

A seleção brasileira de futebol feminino empatou 2-2 neste jogo do Torneio Cidade de São Paulo com a selecção dinamarquesa, sagrando-se, ainda assim, campeã pelo critério de desempate.