Facebook redesenha páginas no mobile


O Facebook redesenhou as páginas no mobile e prepara-se para as redesenhar no desktop. O novo look, focado nos negócios locais, torna, no mobile, as páginas mais limpas e simples, destacando a informação que é relevante para o utilizador on-the-go e oferecendo botões para acções úteis como Like, Check-In e Call.

O mobile está primeiro e o local é cada vez mais um ponto fulcral do Facebook. O foco no mobile e no local faz sentido considerando que praticamente metade das visitas às Facebook Pages provém de smartphones e de tablets. O Facebook alberga cerca de 15 milhões de negócios locais.

As novas páginas tornam mais fácil para consumidores actuais e potenciais interagirem com as marcas, principalmente as marcas associadas a negócios locais. Quando estamos on-the-go, provavelmente não quereremos ver o que um dado negócio local publica, mas antes saber onde a encontrar, telefonar-lhe, enviar-lhe uma mensagem e ler a opinião dos amigos sobre ela.

No desktop procuramos por conteúdo; mas, no mobile, queremos informação rápida, accionável e relevante. Antes, as páginas no mobile não passavam de reproduções do desktop, adaptadas ao ecrã mais pequeno e ao touch.

A foto de perfil, o nome da página e a sua categoria encontram-se agora por cima da foto de capa, pelo que é para esquecer fotos de capa com texto. Botões como Like, Check-In, Call, Share, Message, Copy Link e Report aparecem logo a seguir, dando ao utilizador acesso rápido às acções mais relevantes. Imediatamente a seguir, caso se trate de uma página de um negócio local, aparece um mapa com a localização física, acompanhada da sua morada, da distância a que estamos dele, das horas de abertura e de fecho e dos preços. Segue-se uma caixa com as classificações e recomendações sobre esse negócio local, bem como com o  número de check-ins e o número de likes (no caso de uma página sem localização física, apenas é exibido o número de likes). De seguida, temos uma caixa com as fotografias da página e, por fim, os posts da Timeline. Um dos aspectos minimizados (para além dos posts da página) no nosso design foi o botão Write Post. Os Pinned Posts, posts que as páginas podem destacar no topo, aparecem em destaque.

O novo design é especialmente relevante para os negócios locais, competindo com plataformas como o Yelp, o Foursquare e o Google+ Local. O Facebook destaca aquilo que, fora de casa, pode ser útil para o utilizador. Se calhar, não queremos ver o que a página de um bar publica, mas sim os rating, as recomendações, os check-ins e a localização. Poderemos também querer ver fotografias desse café.

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