Facebook Home: os anúncios


O Facebook quer uma experiência mobile centrada nas pessoas e não nas aplicações e, por isso, criou o Facebook Home, trazendo as actualizações dos nossos amigos para o ecrã inicial dos telemóveis que transportamos incansavelmente nos bolsos. Lançado no início de Abril, o Facebook Home é agora o protagonista de três anúncios; um deles tem a participação de Mark Zuckerberg.

O Facebook Home coloca o Facebook no lock screenhome screen de qualquer smartphone Android. A lógica é “primeiro as pessoas, depois as apps”. Disponível gratuitamente desde 12 de Abril na Google Play Store, o Home pode ser instalado oficialmente em apenas alguns smartphones Android (os mais recentes, de topo de gama, como o Samsung Galaxy SIII, o Samsung Galaxy S4 ou o HTC One X) e de forma não tão oficial nos restantes (inclusivé no Nexus) – falaremos disto em breve.

Os três anúncios mostram o Facebook Home como um escape àquilo que se passa fisicamente à nossa volta. Segundo o Facebook, todos temos momentos aborrecidos nas nossas vidas, momentos em que estamos sozinhos. O Home é ideal para esses momentos. Imaginemos uma viagem de metro de regresso a casa, depois de um intenso dia de trabalho. Tiramos o telemóvel do bolso e rapidamente vemos o que os nossos amigos estão a fazer. O conteúdo que nos é apresentado é maioritariamente visual, mas o Home, através do Cover Feed, exibe também status updates e links.

No primeiro vídeo, Mark Zuckerberg anuncia à sua equipa a conclusão do Facebook Home, mas um dos funcionários ignora o discurso do patrão, brincando no Home. No vídeo seguinte, diz que uma viagem aborrecida de negócios se torna muito menos aborrecida quando levamos, através do Facebook Home, os amigos connosco. O terceiro e último anúncio ilustra um jantar de família, onde a tia chata conta uma história desinteressante e, por isso, uma jovem mulher decide navegar no Facebook Home.

A pergunta que se coloca: será o conteúdo publicado pelos nossos amigos (e pelas pessoas e páginas que seguimos) no Facebook mais interessante que a história desinteressante da nossa tia chata? Um review completo do Facebook Home chega em breve ao Hype.

Certo é que o Facebook Home já teve mais de 500 mil downloads na Google Play Store. A curiosidade sobre o produto foi despertada. Resta saber quantos o usam diariamente.