YouTube com 1.000.000.000 utilizadores mensais


São mais de mil milhões os utilizadores mensais do YouTube, anunciou a Google esta quinta-feira. O número é impressionante e reflecte a popularização do smartphone. A Google acredita que a Geração C representa hoje a principal audiência do YouTube.

1.000.000.000 utilizadores activos mensalmente no Youtube. Por escrito, são mil milhões. Diz o YouTube, que uma em cada duas pessoas que usa a Internet visita a plataforma, fazendo com que a audiência mensal desta seja a 10 vezes superior à audiência de um Super Bowl. Se o YouTube fosse um país, seria o terceiro maior do Mundo, logo a seguir à China e à Índia.

youtube_homepage

Os números associados ao YouTube são o sonho de qualquer estação de televisão. Com 8 anos, o YouTube é hoje o primeiro destino online para vídeo. Segundo dados de 2011, mais de 3 mil milhões de vídeos são vistos todos os dias no YouTube e 48 horas de vídeo são carregadas por minuto para a plataforma – em 2010, contabilizou-se um total superior a 13 milhões de horas carregadas (YouTube Press Statistics, 2011).

O YouTube apareceu em Fevereiro de 2005 – precisamente 1 ano depois do Facebook (que teve o seu início em Fevereiro de 2004) – e 8 anos e 1 mês depois atingiu os mil milhões de utilizadores. Fê-lo 7 meses mais rápido que o Facebook (este superou a ambiciosa meta em Outubro do ano passado, isto é, passados 8 anos e 8 meses). O YouTube e o Facebook competem para além do número de utilizadores: a rivalidade verifica-se também ao nível do engagement e do tempo gasto na plataforma.

Devido à popularidade crescente do YouTube, que a Google adquiriu em 2006, todas as marcas presentes no índice Ad Age Top 100 Brands correm anúncios na plataforma.

youtube_1milmilhao

O sucesso do YouTube deve-se não só à banalização do smartphone e do tablet, que tornou o site multiplataforma, mas essencialmente à Geração C, a geração que, segundo a Google, cresceu com a Internet e é definida por ela, acedendo todos os dias e várias vezes ao dia ao YouTube.

Geração C, a geração YouTube

Conexão, Criação, Comunidade e Curadoria são os 4 C’s que caracterizam a Geração C, a geração que, segundo a Google, representa a principal audiência do YouTube.

A Geração C – digital, social e mobile – é composta por jovens adultos, que cresceram a consumir os conteúdos que queria, quando queria, onde queria e com queria. Esta geração vê pouca televisão (tradicional) e usa o YouTube em todos os ecrãs (computador, smartphone, tablet, TV…); não se limita a ver os vídeos já publicados, é produtor de conteúdo e curador desse mesmo conteúdo, e gosta de partilha aquilo que lhe interessa com os amigos e a família.

gen-c-youtube

A Geração C tem um hábito de consumo muito próprio. É uma geração conectada, que usa o YouTube em todos os ecrãs e que está constantemente a trocar de ecrã; é uma geração criadora, que grava os seus vídeos e os publica no YouTube; é uma geração comunicativa, que se organiza em comunidades e que define o que é popular no YouTube partilhando os vídeos com os amigos e a família; é uma geração curadora, que sabe exactamente aquilo que lhe interessa.

É a Geração C a grande responsável pelo crescimento do número de smartphones nos EUA: 76% dos indivíduos com 18-34 anos tem um smartphone, constratando com os 60% do resto da população (Nielsen Mobile Insights Survey, Q4 2012).

A Geração C liga-se ao YouTube várias vezes ao dia e fá-lo primeiramente através do seu smartphone, em detrimento do desktop. Aliás, em 2012, o número de espectadores no smartphone foi igual ao número de espectadores no desktop. 67% da Geração C usa o YouTube em dois periféricos ou mais, enquanto que só 53% da população geral o faz.

A Geração C usa o YouTube no seu smartphone na sua rotina diária. Por exemplo, 41% fá-lo enquanto esperam por algo ou por alguém, 18% enquanto estão no trabalho ou na escola, e 15% durante os anúncios na televisão (tradicional).

Previous Vine: vídeos de 6 segundos no Twitter
Next Google Keep: notas e lembretes

Suggested Posts