Trailers mudos no Instagram


Com mais de 100 milhões de utilizadores activos mensalmente e 40 mil milhões de fotos partilhadas por dia, o Instagram é já uma plataforma consolidada para as marcas estarem e comunicarem com os seus fãs. Temos visto exemplos muito interessantes nestes últimos meses, mas – felizmente – há ainda sempre quem nos surpreenda. O Toronto Silent Film Festival criou três flip books no Instagram para promover a edição deste ano do evento.

O Toronto Silent Film Festival realiza-se anualmente em… Toronto, no Canadá. Exibe algum do melhor cinema mudo mundial com música tocada ao vivo por artistas conceituados. Para divulgar a edição deste ano, o Toronto Silent Film Festival recorreu ao Instagram, criando três contas naquela plataforma e publicando em cada uma delas uma série de imagens que, exibidas sequencialmente, produzem um filme animado (estilo flip book).

A conta @tsff_1 exibe parte do clássico Sunrise: A Song of Two Humans, de Murnau’s. Em @tsff_2, é possível ver um excerto do Tumbleweeds, de 1925. O @tsff_3 tem o Super-Hooper-Dyne Lizzies, de Del Lord. Para ver cada trailer, é só aceder à respectiva conta na app mobile do Instagram e fazer scroll drown rapidamente para que as várias imagens produzam o efeito flip book.

tsff_1 tsff_2

tsff_3

A ideia criativa é da agência de publicidade canadiana Cossette. “It feels appropriate to be using a technology like Instagram to promote the silent film technique”, explicou o co-chief creative officer Matt Litzinger, ao The Verge, explicando que o filme mudo estava “in its day.. every bit as ground-breaking and innovative as digital platforms are today.”