Facebook reforça o f-commerce e lança o Facebook Card


O Facebook lançou esta quinta-feira, nos EUA, o Facebook Card, um cartão presente, recarregável, válido numa primeira fase em quatro lojas: Jamba Juice, Olive Garden, Sephora e  Target. O Facebook Card está integrado na plataforma Facebook Gifts, lançada em 2012, e representa um passo importante no campo do f-commerce, isto é, do comércio electrónico através do Facebook.

Foi no ano passado que o Facebook apresentou o Gifts, uma plataforma dentro da rede social onde marcas como a Starbucks ou a Apple, entre muitas outras, vendem os seus produtos. Como o próprio nome indica, Gifts são presentes, ou seja, são oferecidos por um utilizador a outro. Assim, o botão para oferecer um Gift encontra-se instalado no calendário de aniversários e também na Timeline de cada amigo.

Como funciona isto? Imagine-se que a Maria faz anos. O João acede ao Facebook Gifts e escolhe um produto para lhe oferecer, seleccionando a Maria como destinatária. Esta é notificada do presente do João e dias mais tarde recebe-o em casa, na sua morada (sim, é mesmo um produto palpável).

E agora já possível enviar presentes no formato de cartão aos amigos através do Facebook Gifts. Acedendo à plataforma, e seleccionando a categoria “Gift Cards & Digital”, o João escolhe a loja física – nesta primeira fase, existe quatro disponíveis: Jamba Juice, Olive Garden, Sephora e  Target – e o amigo pretendido, por exemplo, o Ricardo. Este é notificado instantaneamente do presente e recebe, uns dias depois, o seu Facebook Card carregado na sua morada postal. Tendo-o nas suas mãos, o Ricardo pode gastar na loja que o João escolheu o saldo que este definiu.

fbcard_compra

O Facebook Card é reutilizável, pelo que na próxima vez que o Ricardo receber um Gift semelhante, esse adicionado automaticamente ao cartão existente, isto é, ao seu Facebook Card. O Facebook Card suporta diferentes saldos e cada saldo está associado a uma determinada loja. Não há cá misturas. Os saldos e movimentações podem ser consultados no telemóvel através da app do Facebook e também no desktop.

fbcard_mobile

O Facebook Card reforça a maior rede social do Mundo como uma plataforma de comércio electrónico. Agora é aguardar que todas estas novidades sejam exportadas para fora do EUA. O Facebook Gifts e o Facebook Card representam oportunidades únicas para as empresas expandirem as suas marcas e aumentarem as vendas dos seus produtos. O Facebook é hoje e continuará a sê-lo por muito tempo a maior e melhor plataforma de comunicação do Mundo.

Previous Um olhar sobre o Facebook Graph Search
Next Super Bowl: o "Big Game" das marcas