Bright Talks


Inspirar e motivar os jovens estudantes a ser pró-activos, a arriscar e a rasgar com o convencional é aquilo que pretende a iniciativa Bright Talks, que decorrerá na tarde do dia 29 de Novembro, em local por definir. Quatro prestigiados oradores, todos eles ligados à área da publicidade, falarão, precisamente, de empreendedorismo, da importância de pensar diferente e da necessidade de liderar a mudança.

O evento será constituído por 4 “talks”, com uma duração de 30 minutos cada, seguidas de uma sessão de debate. Os oradores serão os seguintes: André Rabanéa, fundador da primeira agência de Marketing de Guerrilha em Portugal, a Torke, que entretanto se fundiu com a Cabracega (uma agência de design), originando a Torke+CC; Edson Athayde, antigo Vice-Presidente da Young & Rubicam Portugal, antigo Vice-Presidente Criativo da Ogilvy Portugal e um dos publicitários mais premiados da história de Portugal (vencedor de 7 leões Cannes); Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp; e Miguel Velhinho, fundador da plataforma de crowdsourcing Idea Hunting.

O Bright Talks terá um cariz solidário, pelo que para assistir ao mesmo bastará entregar à entrada um livro infantil, livro esse que será posteriormente doado a uma instituição.

O evento está a ser organizado pela Patrícia Coutinho e pela Carla Coutinho, alunas da Escola Superior de Comunicação Social, que partilham o gosto pela organização deste tipo de iniciativas. Contam com a ajuda do João Luís Valente e do Bernado Moisão e com o apoio geral dos colegas, amigos e familiares.

Mais informações em breve (local…).

Edson Athayde

Tema: “O Erro da Recta: Escreva a sua própria história na publicidade e na vida” 

O escritor e publicitário Edson Athayde está em Portugal desde 1991. Exerceu as funções de criativo publicitário em diversas agências no Brasil, Portugal e Espanha. Foi Director Criativo e Vice-Presidente da Young & Rubicam Portugal; Director Criativo para a Península Ibérica da Young & Rubicam; Administrador do Grupo Lusomundo, com o pelouro do marketing; fundou a agência Edson Comunicação e em simultâneo assumiu a presidência da FCB Portugal; foi Vice-Presidente Criativo da Ogilvy Portugal; foi Vice-Presidente Criativo da Master Comunicação Brasil. É um dos publicitários mais premiados da história de Portugal, tendo recebido centenas de prémios e nomeações em festivais nacionais e internacionais de publicidade (entre eles, ganhou 7 Leões em Cannes). Em paralelo, é cronista regular de diversas publicações, tem 9 livros publicados, é produtor musical, foi professor de vários cursos, apresentou programas de televisão e trabalhou como especialista em marketing político em diversas campanhas, tendo eleito por duas vezes o Primeiro-Ministro de Portugal. Hoje, dedica-se a projectos ligados à escrita no cinema, TV, teatro e literatura. Estando a lançar o seu segundo romance, “Jonas Vai Morrer”, escrito no âmbito de um Residência Literária de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

André Rabanéa

Tema: “Torke+CC”

Depois de trabalhar em várias agências de São Paulo, André mudou-se para Portugal aos 21 anos e no seu primeiro ano em terras lusas abriu a Torke, a 1ª agência de marketing de guerrilha em Portugal. Durante a sua carreira, André recebeu mais de 25 prémios criativos em festivais nacionais e internacionais. Foi o Presidente do Júri (Direct) do Clube de Criativos de Portugal e Presidente do Júri de Cyber nos Young Cannes Lions em Portugal. Em 2012, André participou como orador em mais de 30 conferências e eventos, incluindo as palestras TED. Além disso, ele é o fundador / organizador dos Croquette Awards, o primeiro festival de marketing alternativo no mundo. Ele vive entre Lisboa, São Paulo e Istambul. Enquanto faz escala nos aeroporto, André sonha com um ano sabático, onde planeia nada mais do que viajar em lazer. É louco por Poker e adora fazer Ski todo nu.

Carlos Coelho

Tema: “Voltar a sorrir, Portugal”

Carlos Coelho, uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, , ao longo de 25 anos, conduziu centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel/Vodafone, Yorn, Galp Energia, RTP, Tv Cabo, CTT Correios, TAP Portugal, Sata , Leya, Sonae. É autor de diversos estudos sobre tendências e modelos teóricos de marcas, dos quais se destaca o estudo de organização tipológica – ivity Brand Types. É activista sobre as causas e as marcas de Portugal e autor do livro ”Portugal Genial’’. É co-autor dos livros “Brand Taboos” e “Gestão sustentada”. É professor, colunista, comentador de televisão , autor e apresentador do programa de TV ImagiNação e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, sendo reconhecido pelas suas múltiplas abordagens inovadoras e desafiantes sobre estas matérias. Como conferencista proferiu nos últimos cinco anos mais de 150 palestras, a convite de diversas instituições: Governos, Universidades, Associações empresariais e Empresas, em diversos Países. Entre outros prémios, foi distinguido como “Personalidade de Marketing do Ano 2005” pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, distingido pela sua carreira pelo IADE Creative University e personalidade de marketing do ano de 2011 pelo IPAM. É desde Janeiro de 2007 fundador e presidente da Ivity Brand Corp uma consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas onde já acumulou mais de 100 prémios nacionais e internacionais entre os quais se destacam o prémio para a melhor projecto de Branding com a marca LEYA; Grande Prémio do Clube de Criativos de Portugal e empresa do ano de 2010. Grande Prémio de Design 2010, 2011, 2012 e empresa do ano 2011 e 2012 pela M&P . Leão de ouro em Cannes vendo reconhecido o projecto de marca da Sonae como o melhor do mundo. É fundador do World Bank of Creativity.

Miguel Velhinho

Tema: “Crowdsourcing: o Poder Criativo das Multidões”

Miguel Velhinho fez toda a sua carreira na indústria da publicidade, tendo começado em 1989, inicialmente como comercial nas agências Lintas e DMB&B, e mais tarde como planeador estratégico na Young & Rubicam Portugal, onde trabalhou nove anos, tendo vindo a tornar-se director executivo e sócio desta agência. No ano em que a Y&R atingiu o primeiro lugar no ranking nacional de agências, Miguel saiu para outro desafio assumindo a direcção geral da DDB Lisboa, onde ficou quatro anos. Em 2007, Miguel aceitou o convite para integrar a organização do evento global que ocorreu em 7.07.2007, As Novas 7 Maravilhas do Mundo, onde desempenhou as funções de director-geral. Ainda em 2007 colocou um desafio a si próprio: criar a primeira empresa especializada em planeamento estratégico no mercado português. Lança então o Projecto Manhattan, uma empresa de planeamento estratégico focada no universo da inovação. Em 2010 lança a primeira plataforma portuguesa de crowdsourcing, Idea Hunting, que reúne actualmente uma comunidade de 5.500 criativos vindos de todos os pontos do planeta.

Previous Tablets: Google apresenta Nexus 10 e melhora Nexus 7
Next Google lança Ingress